Praia Limpa: Jogo da memória para conscientizar e divertir os pequenos

Pensado para divertir a garotada, o jogo contém dois pares iguais de cartas, com ilustrações lúdicas que ensinam sobre a consciência ambiental e preservação da natureza

Praia Limpa: Jogo da memória para conscientizar e divertir os pequenos

Texto: Gabriela Conti - Foto: PMS

Aprender brincando. Essa é a proposta do jogo da memória desenvolvido pela campanha educativa Praia Limpa, promovida pela Secretaria de Meio Ambiente (Semma) da Prefeitura da Serra.

Pensado para divertir a garotada, o jogo contém cartas ilustradas com imagens lúdicas que ensinam sobre a consciência ambiental e preservação da natureza.  Assim, durante a jogada, os participantes podem ler mensagens como: “Proteja os ninhos das tartarugas”, “Respeite o período de defeso do caranguejo”, “Cuide do ambiente da estrela-do-mar”, “Preserve a vegetação de restinga”, entre outras. Ganha quem parear as cartas em menos tempo.

O passatempo pode ser jogado por até quatro crianças, ao mesmo tempo. “A intenção é ensinar os pequenos a respeitarem a natureza enquanto se divertem com o jogo e treinam a memória. Nosso foco principal são crianças porque eles atuam como multiplicadores dentro da família”, afirmou a secretária de Meio Ambiente, Áurea Almeida.

O jogo da memória será distribuído gratuitamente durante a programação de verão da campanha Praia Limpa, que ocorre neste domingo (20) em Jacaraípe e no próximo dia 27, em Manguinhos.

Nos dois dias haverá atividades para toda a família, como gincanas, apresentações lúdicas, exposições e muitas brincadeiras. As atividades acontecerão sempre das 9 às 12h.

A programação também é marcada pela conscientização, com distribuição de sacolas oxibiodegradáveis que serão utilizadas pelos banhistas e donos de quiosques para armazenar os resíduos produzidos na praia, como palitos de picolé, embalagens, latinhas etc. Até o momento já foram distribuídas 80 mil sacolinhas.

Programação Praia Limpa

• Praia de Jacaraípe