Prefeitura da Serra vai ajudar morador a conseguir emprego

A pessoa desempregada vai receber curso de capacitação e será encaminhada para emprego

Prefeitura da Serra vai ajudar morador a conseguir emprego

Texto: Djeisan Maria - Foto: Divulgação

Uma nova porta se abre para quem está desempregado na Serra. O município está implantando Programa Acessuas Serra – “De olho no “Emprego”, que identifica quem está precisando de emprego, dá curso de capacitação e encaminha para vagas de trabalho. O lançamento oficial do projeto acontece nesta sexta-feira, (19), na ArcelorMittal,  no Polo Industrial Tubarão, às 9 horas.

As pessoas vão aprender a fazer currículo e conhecerão as regras de comportamento durante uma entrevista, como linguagem corporal, oral, maneira correta de se vestir e se apresentar, por exemplo. Também haverá cursos de capacitação e encaminhamento para vagas, disponibilizadas pelo Sine e também por empresas do município, que são parceiras do programa.

Mais de 800 pessoas já foram cadastradas nos nove Cras do município e a primeira oficina de capacitação já acontece na próxima semana. Qualquer cidadão em situação de vulnerabilidade pode ir até o Cras para entrar no programa, que traça um perfil do desempregado e também escolhe cursos profissionalizantes que deseja fazer.

A secretária de Assistência Social, Elcimara Rangel, pontua que além da inclusão produtiva, a ação visa à promoção de justiça social e é uma ação de prevenção. “Diminuir desemprego também é diminuir violência, é tirar pessoas da situação de rua, é colocar comida no prato do cidadão”, avalia.

O programa é coordenado pela Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceira com a Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda (Seter), Sistema S e empresas privadas. A execução está por conta da Pestalozi.

O gestor do programa pela Pestalozi, Marco Martão, comenta que as pessoas em vulnerabilidade muitas vezes estão desacreditadas. “Elas não têm autoestima, não acreditam mais que podem ser produtivas. Vamos fazer oficinas motivacionais e também vocacionais. Não adianta encaminhar para um curso com o qual a pessoa não tem afinidade”, explica Martão.

Lançamento “De olho no Emprego”

Dia: 19 de maio - sexta-feira

Local: ArcelorMittal, Polo Industrial Tubarão