Prefeitura da Serra participa do 1º Encontro Metropolitano de Videomonitoramento

O evento serviu para estreitar os laços entre as centrais e discutir propostas de integração dos serviços

Texto: Marcos Sacramento - Foto: Divulgação

A Central de Videomonitoramento da Serra participou na manhã desta segunda-feira (10) do 1º Encontro Metropolitano de Videomonitoramento, evento promovido pela Prefeitura Municipal de Vila Velha.

Além de Serra e da anfitriã, participaram do encontro representantes das centrais de vídeo de Cariacica, Guarapari, Viana e Vitória. Cada cidade apresentou às demais as especificidades das suas centrais de videomonitoramento e as principais ferramentas utilizadas.

Mais que uma oportunidade de troca de conhecimentos, o evento serviu para estreitar os laços entre as centrais e discutir propostas de integração dos serviços. “Tendo em vista a limitação de jurisdição, vamos conversar sobre possibilidade de integração entre os municípios dentro de uma proposta metropolitana para o trabalho de monitoramento e resolução das ocorrências”, explicou o coordenador da Central de Videomonitoramento de Vila Velha, Fabio Barcellos.

Representando a Prefeitura da Serra, estiveram presentes o secretário-adjunto de Defesa Social, Igor Bromonschenkel de Almeida, e o coordenador da Central de Videomonitoramento, subtenente Carlos José Gomes Loreto.

Eles explicaram a importância do videomonitoramento do município, que ultrapassa a instância da segurança pública, contribuindo para ações de fiscalização contra descarte irregular de entulhos, ocupações irregulares e combate à dengue.

Um dos pontos da apresentação do videomonitoramento da Serra foi o projeto de “Olho na Escola”, voltado para aumentar a segurança no entorno de escolas de 12 bairros bairros.

“Esta agenda foi importantíssima, pois a integração entre diversas agências de Segurança Pública é uma forma de dar mais velocidade às ações de prevenção e combate ao crime”, lembrou Igor.