Prefeitura e comunidades juntas para recuperar áreas nos bairros

Prefeitura e comunidades juntas para recuperar áreas nos bairros

Texto: Sinval Paulino - Foto: Divulgação

Todo o trabalho que vem sendo desenvolvido por várias secretarias da Prefeitura da Serra para acabar com o despejo irregular de entulho em terrenos não se resume a limpeza e fiscalização. A ideia é devolver estas áreas para a comunidade, que vai definir a destinação que pretende dar aos terrenos, fazer a mudança e garantir a manutenção das áreas, com apoio de equipes da prefeitura.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Marco Franco Machado, uma das partes integrantes do trabalho de combate a estas áreas degradadas é discutir com a comunidade a destinação destes terrenos. “Pode ser um campo de futebol, uma área de lazer, uma área verde. O importante é que estas áreas sejam construídas e mantidas pela comunidade”, explicou.

Segundo ele, as secretarias envolvidas no trabalho vão dar apoio técnico e contribuir com material – como itens recicláveis para a construção de brinquedos e terra, por exemplo – mas a comunidade tem de se envolver em todo o trabalho. “É a ideia de pertencimento. Depois que a prefeitura fizer o trabalho, a comunidade tem que tomar posse e cuidar da área para que este envolvimento seja efetivo”, explicou.

Para isso, a prefeitura faz os trabalhos de limpeza, fiscaliza e conta com a ajuda da comunidade para a manutenção da área. Após receber o terreno limpo e preparado, cabe à comunidade organizar o uso da área e ajudar na manutenção, usando e conservando o espaço público para evitar que os infratores voltem a usá-lo como depósito irregular de lixo.

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), por exemplo, apresentou uma proposta de construção de parques e áreas de lazer a partir de material reciclado.

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Tarcísio Bahia, explicou que o trabalho, desenvolvido em várias outras cidades, consiste em, a partir do envolvimento dos moradores, construir áreas de uso público usando madeira (pallets), garrafas pets e outros itens, que podem ser utilizados com orientação de moradores envolvidos neste tipo de atividade.