Prefeitura investe 80 milhões para construir novas creches e escolas na Serra

Cerca de 400 empregos diretos serão abertos na área da construção civil com a construção das 14 unidades de ensino

Prefeitura investe 80 milhões para construir novas creches e escolas na Serra

Texto: Jéssica Romanha - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

A Prefeitura da Serra não para de investir em qualidade de vida para a população. Só para a área da educação, 14 novas creches e escolas de ensino fundamental serão entregues, com mais de 5.500 vagas para crianças, adolescentes, jovens e adultos estudarem no município. O investimento é de, aproximadamente, R$ 80 milhões.

Segundo o prefeito da Serra, Audifax Barcelos, além das novas estruturas reforçarem a educação na cidade, que já é a maior do estado com 139 unidades de ensino, movimenta a economia local, pois, sempre é pedido à empresa ganhadora da licitação que contrate mão de obra local.

“Durante a construção dessas novas unidades de ensino, acreditamos que cerca de 400 empregos diretos serão abertos na área da construção civil, para os cargos de pintor, ajudante de obra, pedreiro, encanador, telhador, engenheiro civil, engenheiro eletricista, arquiteto, entre outros”.

Já estava na programação da prefeitura a construção, até o fim do ano que vem, de seis novas unidades de ensino, sendo cinco supercreches e uma escola, que vão atender mais de 2.100 crianças, adolescentes, jovens e adultos. Quatro obras já se encontram em andamento e outras duas em fase de projetos.

Com a ida de Audifax a Brasília, na última quarta-feira (12), foi garantido pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, recurso para a construção de mais oito creches e escolas no município. “Agora, com a conquista, serão 14 novas supercreches e escolas de ensino fundamental para toda a população, com mais de 5.500 vagas”, disse o prefeito.

O professor Carlos Alberto Decotelli, presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), afirmou durante a visita que está empenhado em ajudar a cidade. “O Espírito Santo é sempre bem-vindo. O FNDE está disposto a fortalecer a educação na Serra”.

O secretário de Educação da Serra, Gelson Junquilho, informou que à medida que o FNDE começar a disponibilizar o dinheiro, cuja expectativa é julho, será iniciado o processo licitatório das novas obras. Para o secretário da pasta, as estruturas vão fortalecer a educação no município e gerar mais qualidade de vida para as pessoas.

Rede de ensino

Hoje, a Serra possui a maior rede de ensino do Estado, atendendo 100% da demanda de crianças de 4 e 5 anos e do ensino fundamental. Ao todo, são 139 unidades escolares, sendo 67 Escolas Municipais de Educação Fundamental (EMEF's) e 72 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI's).

Em 2013, no início do primeiro mandato da atual gestão, eram 58 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s). Em menos de sete anos, já são 72 unidades. Um total de 14 creches construídas nesse período para crianças de 0 a 5 anos, equipadas com toda a estrutura necessária para o desenvolvimento dos pequenos.

O que vem por aí:

CMEI's
Central Carapina;
Vista da Serra II;
Colina da Serra;
Bairro de Fátima;
Campinho da Serra I;

EMEF's
Divinópolis

Novas unidades pleiteadas em Brasília:

CMEI's
Jacaraípe;
Alterosas;
Bicanga;
Serra Dourada;

EMEF's
Jardim Tropical;
Jacaraípe;
Cidade Pomar;
Jardim Bela Vista;

Saiba mais:

Valores

Na Serra, valores como ética, solidariedade, paz, amor ao próximo e ação correta são aprendidos em sala de aula. A metodologia de ensino do programa Educação em Valores Humanos está avançando no município e contagiando estudantes e familiares. As equipes pedagógicas também estão revolucionando as práticas em sala de aula com o lema da Secretaria Municipal de Educação: “Escola que Acolhe, Escola que Transforma”.

Tempo integral

Um novo modelo de ensino e escola começou a ser implementado na Serra em 2019. A Emef Profª Eulália Falquetto, em Vila Nova de Colares, já está aplicando a educação em tempo integral, que contempla os estudantes em suas totalidades como seres humanos, com ações voltadas para o desenvolvimento da criatividade, sensibilidade, emoção e territorialidade.