Prefeitura limpa ponto viciado e local volta a ficar sujo em 3 dias

Os moradores podem realizar denúncias o descarte irregular de entulho enviado fotos e vídeos de flagrantes de irregularidades para o WhatsApp 99976-2595

Prefeitura limpa ponto viciado e local volta a ficar sujo em 3 dias

Texto: Eduardo Candeias - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

A Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Serviços (Sese), retirou cerca de 10 toneladas de entulhos em um ponto viciado de entulho, próximo a um condomínio na Avenida Norte Sul, na última sexta-feira (05). Três dias depois, na última segunda-feira (08), o local já estava sujo novamente.

De acordo com o secretário de Serviços, Igor Elson B. de Almeida, a população tem um papel importante na luta contra o descarte irregular de resíduos. “É importante que a comunidade saiba onde e como realizar o descarte corretamente de lixo, entulho e recicláveis e que esteja sempre denunciando o descarte irregular, que é prejudicial para toda a população”, afirma.

Os moradores podem realizar denúncias do descarte irregular de entulho, enviando fotos e vídeos de flagrantes de irregularidades para o WhatsApp 99976-2595.

Disposição correta

Os pequenos geradores de entulho podem descartar o material em uma de nossas Áreas de Transbordo e Triagem (ATT): o Projeto João de Barro, localizado na Av. Domingos José Martins, no bairro Novo Porto Canoa; e a ATT Barcelona, Av. Região Sudeste, a 500 metros da BR101, próximo ao Posto BKR, de segunda a sábado, das 8 às 17h. Cada morador pode levar, no máximo, 15 sacos de ráfia ou 15 carrinhos de mão de entulho, por dia.

Para descartar mais de 15 sacos de ráfia, o morador precisa contratar uma caçamba de empresas credenciadas que são monitoradas pela prefeitura; e tem de dar uma destinação correta para o entulho, conforme prevê a lei 4.764, de 28 de dezembro de 2017, que estabelece multa de até R$ 2.224 para quem não cumpre as regras.

Números

Quase cem mil toneladas. Essa foi a quantidade de entulho retirada das ruas da Serra durante o ano de 2018. No ano anterior, em 2017, foram recolhidas mais de 70 mil toneladas.

Desde 2017, a Serra tem o programa de combate ao entulho “Serra Limpa, é Serra Linda”, que reúne as equipes de Fiscalização Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), do departamento de Limpeza Pública da Secretaria de Serviços (Sese), da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), por meio do setor de Posturas, e da Secretaria de Defesa Social (Sedes), por meio da Guarda Municipal.

Em 2018, os frutos dessa operação em conjunto foram 186 multas a pessoas físicas e jurídicas que descartaram entulho em locais irregulares, o que representa R$ 1.180.000 em multa. Os bairros com maior número de ocorrências são: Civit I, Jardim Limoeiro e Novo Porto Canoa, com 15 ocorrências cada. Em segundo lugar, com 10 ocorrências, está Solar do Porto.