Procon ajuda consumidor a negociar dívida usando o 13º

O Procon da Serra auxilia os interessados a fazerem essa negociação, entrando em contato com as empresas. Os consumidores podem procurar a sede do órgão, localizado no Pró-Cidadão, em Portal de Jacaraípe

Procon ajuda consumidor a negociar dívida usando o 13º


Texto: Samantha Dias

Até a próxima sexta-feira, dia 30 de novembro, milhões de trabalhadores brasileiros vão receber a primeira parcela do 13º salário. Ao longo deste ano, muitos consumidores se desequilibraram na hora de pagar as contas ou mesmo não conseguiram quitar velhas pendências e esse dinheiro extra que chega pode ser a solução para a negociação das dívidas.

O depósito das gratificações natalinas deve injetar até R$ 211,2 bilhões na economia do país, dinheiro que, para o Procon da Serra, deve ser usado para negociar as dívidas.

“Nossa recomendação é que os consumidores segurem o ímpeto de querer fazer novas compras e use com sabedoria esse dinheiro. Quem está endividado, tem uma boa oportunidade de sair dessa condição”, disse a diretora do Procon da Serra, Nívia Passos.

Ela orienta os consumidores a quitarem, primeiramente, as dívidas com maior taxa de juros. Além disso, a pagarem o valor total ou o maior valor que puderem à vista, porque, assim, conseguem as melhores condições.

Ainda de acordo com Nívia, muitas empresas, de olho nessa injeção na economia, estão interessadas em receber dos clientes e, por isso, estão dispostas a oferecerem boas condições. O Procon da Serra auxilia os interessados a fazerem essa negociação, entrando em contato com as empresas. Os consumidores podem procurar a sede do órgão, localizado no Pró-Cidadão, em Portal de Jacaraípe.

A diretora lembra, também, que muitas despesas extras chegam no início do ano, como material escolar, IPVA e matrículas e é bom guardar o dinheiro para esses gastos.

Para aqueles que quiserem e puderem fazer algumas comprinhas de Natal, a orientação é pesquisar. “Pesquise bastante, compare os preços em pelo menos três lojas e lembre-se que é permitida a variação de preços de acordo com a forma de pagamento, se dinheiro ou cartão. Pagar à vista é sempre a melhor opção”, afirmou.

Antecipação

Quem não tem dívidas vencidas, mas tem empréstimos e financiamentos, por exemplo, com taxas de juros embutidas, pode pedir a antecipação de parcelas e usar o dinheiro extra para esse tipo de pagamento. Nesses casos, a antecipação gera descontos proporcionais dos juros e acréscimos.  

 

Endereço Sine da Serra: Avenida Talma Rodrigues Ribeiro, 5.416, Serra/ES - Portal de Jacaraípe 

Atendimento de segunda à sexta-feira, de 8 às 17 horas, com distribuição de senhas até às 15 horas