Procon da Serra fiscaliza comércio no Dia Livre de Impostos

Na quinta-feira, os fiscais vão percorrer pontos comerciais de grande fluxo para orientar os consumidores e monitorar as ofertas das lojas

Procon da Serra fiscaliza comércio no Dia Livre de Impostos


Texto: Samantha Dias

Na próxima quinta-feira, dia 30 de maio, é o “Dia Livre de Impostos”, data em que as lojas de variados segmentos comercializam produtos com descontos referentes aos valores dos impostos incidentes. A ação é uma forma de protesto pela alta carga tributária, que impacta os preços dos produtos, e a expectativa é contar com a participação de centenas de lojas de todo o país, incluindo do Espírito Santo e da Serra.

Se a data promete grande movimentação no comércio é claro que o Procon da Serra está preparando uma ação fiscalizatória intensificada. Na quinta-feira, os fiscais vão percorrer pontos comerciais de grande fluxo, como, por exemplo, Laranjeiras, Serra-Sede e Porto Canoa, para orientar os consumidores e monitorar as ofertas das lojas.

A diretora do Procon da Serra, Nívia Passos, esclarece que a atuação dos fiscais é evitar qualquer tipo de prejuízo ao consumidor e garantir que toda venda esteja de acordo com as boas práticas.

“O Dia Livre de Impostos é um movimento de protesto, que começou, principalmente, com os postos de combustíveis, mas que cresceu muito nos últimos tempos. No Estado, dezenas de lojas estão prometendo vender produtos com descontos significativos, referentes aos impostos. Esses descontos podem ser ótimas oportunidades para o consumidor, desde que ele esteja atento para não ter nenhum problema”, disse Nívia.

Nívia destacou que o consumidor precisa ter atenção, mas o lojista tem responsabilidade de fornecer informações e garantir a qualidade do produto ou serviço oferecido. “Nenhum lojista é obrigado a participar do movimento, mas se está disposto a fazê-lo, o Procon da Serra vai estar junto fiscalizando as condições dos produtos, das vendas e das formas de pagamento”, afirmou. O consumidor poderá realizar denúncias ao órgão municipal.

O Procon da Serra dá orientações aos consumidores sobre as principais situações que podem acontecer e que também serão o foco dos fiscais no “Dia Livre de Impostos”:

- exija sempre a nota fiscal;

- atenção à propaganda enganosa dos valores dos produtos e dos descontos;

- verifique se haverá cumprimento da oferta anunciada (tipo do produto, quantidade, valores);

- verifique a validade dos produtos, se as peças com descontos não são peças de mostruário, se os produtos estão em perfeito estado;

- verifique se os produtos com descontos poderão ser trocados e qual a política de troca de cada estabelecimento.

- Além disso, cheque quais são as formas de pagamento e se os valores com desconto poderão ser parcelados ou se serão mantidos somente para pagamento à vista.

-  faça uma pesquisa prévia dos itens que deseja comprar para ter uma ideia dos valores e saber se os descontos oferecidos são reais ou não.

- uma dica importante é não extrapolar nas compras, para não gerar endividamento.