Redução recorde de homicídios é assunto da reunião do GGIM deste ano

Redução recorde de homicídios é assunto da reunião do GGIM deste ano

Texto: Marcos Sacramento - Foto: Divulgação Sedes

A contínua redução nos índices de homicídios na Serra foi tema da última reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) neste ano de 2018, realizada nessa quarta-feira (12). Do início do ano até o dia 08 de dezembro, foram registrados 115 homicídios a menos em comparação ao mesmo período de 2017. O percentual de diminuição ficou em 40%.

Em relação ao mesmo período de 2016, foram 75 homicídios a menos e redução de 30%. Entre os destaques das estatísticas do ano está o mês de julho, que atingiu a marca histórica de nove homicídios, fato que não ocorria desde 1996.

A taxa de homicídios por grupo de 100 mil habitantes caiu mais de 70% nos últimos 16 anos. De 99,7, em 2001, a previsão é que encerre 2018 com uma taxa de 37,5 homicídios por 100 mil habitantes.

O secretário de Defesa Social Jailson Miranda atribui a queda aos esforços das Polícias Militar e Civil para prender homicidas contumazes e realizar operações contra o tráfico de drogas.

Miranda destaca também a contribuição do poder municipal na diminuição dos índices de criminalidade na Serra. “Está sendo formada, via GGIM, uma Rede de Promoção de Ambientes Seguros (Repas), composta por grupos de trabalho focados na solução de problemas relativos à segurança pública, integrando ações das secretarias de Meio Ambiente, Ação Social, de Saúde, Desenvolvimento Urbano, Fazenda, Mulheres e Direitos Humanos; Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal, poder Judiciário e Ministério Público, entre outros”.

O secretário salienta o papel do GGIM como promotor da integração e sintonia entre os órgãos de segurança pública das esferas federal, estadual e municipal atuantes na Serra. Coordenado diretamente pelo prefeito Audifax Barcelos, o GGIM é o espaço onde são gestadas ações e iniciativas para promoção de ambientes seguros, através dos grupos de trabalho com os seguintes propósitos para a melhoria da ordem pública: fiscalização de terrenos baldios, prevenção e repressão a invasões irregulares, operações e fiscalização de trânsito, combate ao descarte irregular de resíduos sólidos e fiscalização em bares e boates, fiscalização em ferros velhos, iluminação e limpeza pública, entre outros.

A reunião do GGIM contou com a presença de representantes da Polícia Militar (6ª Batalhão e 14ª Companhia Independente), do Corpo de Bombeiros e da Polícia Civil, além de secretários e representantes das secretarias de Educação, Saúde, Comunicação, Ação Social, Habitação, Desenvolvimento Urbano, Trabalho e Renda, Defesa Social, Meio Ambiente, Direitos Humanos, Serviços e Procuradoria Geral.

Estiveram presentes também representantes do Ministério Público, da Polícia Rodoviária Federal e da Secretaria de Estado de Segurança Pública.