Sarampo: Profissionais do setor turístico de Manguinhos serão vacinados

Estima-se vacinar em torno de 300 trabalhadores. As ações ocorrerão sempre a partir das 13h

Sarampo: Profissionais do setor turístico de Manguinhos serão vacinados


Texto: Amanda Amaral - Foto: Jansen Lube/Secom-PMS

Uma equipe de vacinação da Unidade Básica de Manguinhos percorrerá os estabelecimentos turísticos da região com o intuito de vacinar os profissionais do setor contra o sarampo. A medida visa a prevenção de surtos da doença no município.

Estima-se vacinar em torno de 300 trabalhadores. As ações ocorrerão sempre a partir das 13h. Hoje (28), as vacinadoras visitarão os quiosques do balneário. Na terça-feira (29), serão os clubes da região que serão abordados. Entre eles, AEST, AABB, ASSES e APCEF/ES. Na quarta (30), será a vez dos bares e restaurantes de Manguinhos.  

*Sarampo*

A vacinação dos profissionais que atuam em áreas turísticas da Serra faz parte do Plano de Verão de Prevenção a Surtos de Sarampo no Espírito Santo, uma recomendação do Ministério da Saúde. Já foram vacinados os trabalhadores das rodoviárias da Serra, e a ação continuará em outros balneários.

Não há casos da doença confirmados no Estado há mais de cinco anos, mas a imunização é importante para evitar que o sarampo reapareça. A região Norte do país hoje enfrenta surtos de sarampo no Amazonas e Roraima, e há registros em São Paulo e Rio de Janeiro, entre outros estados.

É importante manter o Cartão de Vacinação atualizado, principalmente no período de férias, quando muitos viajam. Podem se vacinar pessoas de 01 a 49 anos. A vacina é encontrada nas 39 unidades de saúde da Serra, de segunda a sexta. Se informe na unidade mais próxima de sua casa.

O sarampo é grave e pode deixar sequelas. A única forma de prevenção é a vacinação.