Sarampo: Serra alerta para vacinação e oferece atendimento aos sábados

Durante todo o mês de julho, a vacinação contra a doença será intensificada aos sábados

Sarampo: Serra alerta para vacinação e oferece atendimento aos sábados


Texto: Amanda Amaral - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

O sarampo é uma doença grave e pode deixar sequelas. Por isso, a Prefeitura da Serra está alertando a população para que não deixe de se vacinar. Durante todo o mês de julho, a vacinação contra a doença será intensificada aos sábados.

A única forma de prevenção é a vacina. Podem ser imunizadas pessoas de 01 a 49 anos. A vacina é ofertada durante a semana em todas as unidades de saúde da Serra. Além disso, será intensificada nas unidades que abrem aos sábados por meio do projeto Sábado Saúde, uma opção para quem não pode recorrer ao serviço durante a semana.

Todos os indivíduos com idade entre 01 e 29 anos devem ter tomado duas doses. Para os que possuem entre 30 e 49 anos, uma dose é suficiente. É importante manter o cartão de vacinação atualizado.

A Secretaria de Saúde da Serra solicita que as pessoas compareçam para vacinação com um documento com foto, o cartão de vacinas e o Cartão SUS, caso tenham.

Não há casos confirmados de sarampo no Espírito Santo há mais de cinco anos, mas é importante que todas as pessoas estejam imunizadas para evitar que a doença reapareça.

A região Norte do país enfrentou surtos de sarampo no ano de 2018 nos estados Amazonas, Roraima e Pará, além de outros estados do país e, neste ano, o número de casos têm aumentado no Sudeste em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Sábado Saúde

O projeto da Secretaria de Saúde da Serra visa ampliar o acesso da população aos serviços de saúde oferecendo atendimento aos sábados. A proposta atende um pedido dos moradores que, muitas vezes, não têm disponibilidade de buscar atendimento de segunda à sexta.