Saúde mental infantojuvenil é tema de curso para professores da Serra

A ideia da capacitação é aprimorar o conhecimento destes profissionais, e familiarizá-los com temas que atravessam a saúde mental infantojuvenil, integrando e fortalecendo as ações em rede

Saúde mental infantojuvenil é tema de curso para professores da Serra


Texto: Amanda Amaral - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

Os professores do ensino fundamental do município receberão capacitação em temas relacionados à saúde mental infantojuvenil. O curso oferecido pela equipe do CAPSi, tem início neste sábado (15) e acontece até 23 de novembro. O evento será realizado no CAPSi, em Morada de Laranjeiras, das 8h às 12h.

A escola é lugar de crescimento e do desenvolvimento de crianças e adolescentes, e por isso é um importante ponto de atenção de caráter psicossocial. Sendo assim, é essencial o envolvimento da escola e dos professores nas estratégias de cuidado desenvolvidas por meio do trabalho em rede.

A ideia da capacitação é aprimorar o conhecimento destes profissionais, e familiarizá-los com temas que atravessam a saúde mental infantojuvenil, integrando e fortalecendo as ações em rede.

Serão abordados durante o curso assuntos como: transtornos na infância e adolescência; práticas não medicalizantes em educação e saúde; a questão do olhar; política sobre drogas; sofrimento psíquico da criança e da família; perspectiva de cuidado a partir da intersetorialidade e do trabalho em rede.

Serão realizados 12 encontros presenciais com duração de quatro horas cada e serão disponibilizadas 12 horas não presenciais para leitura de textos e outras atividades complementares. As inscrições foram feitas nas escolas e já foram encerradas.

Serviço:
Local: CAPSi. Rua Dos Cardeais, 155, Morada de Laranjeiras.  
Horário: Sempre das 8h às 12h.

Sábado (15) e 29/06 - Introdução à Saúde mental infantojuvenil
13/07 e 27/07  - Medicalização da Vida Escolar/TDAH e Dislexia
10/08 e 24/08  - Desafios no Manejo com o Autismo
14/09 e 28/09  - Automutilação/Tentativa de suicídio
19/10 e 26/10  - Álcool e outras drogas: a abordagem da redução de danos como orientadora do cuidado
09/11 e 23/11  - Rede de cuidado e família