Secretária de Assistência Social participa de encontro em Brasília

O evento é sobre vigilância socioassistencial

Secretária de Assistência Social participa de encontro em Brasília


Texto: Djeisan Maria - Foto: Divulgação

A secretária de Assistência Social, Elcimara Rangel, participa das discussões do X Encontro Nacional de Vigilância Socioassistencial, que acontece entre os próximos dias 24 e 26, em Brasília. Rangel é representante do Estado pelo Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social do Espírito Santo (Cogemases).

O evento é promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, e contará com experiência de diversos municípios brasileiros.

A vigilância socioassistencial é uma área vinculada à gestão do Sistema Único da Assistência Social (Suas) e tem o objetivo de produzir e sistematizar informações sobre as situações de vulnerabilidade e risco que incidem sobre famílias e indivíduos. Esses dados subsidiam o planejamento, supervisão e execução dos serviços da assistência social.

Elcimara pontua que os dados são muito importantes para a construção das políticas. “Por meio das informações, indicadores e análises, podemos ter a efetivação do caráter preventivo e proativo da política de assistência social, assim como para a redução dos danos”, afirma.

A participação da secretária no encontro é custeada pelo Cogemases.