Secretaria de Serviços realiza limpeza em rios, córregos e canais

Ações têm o objetivo de manter o sistema de drenagem desobstruído, garantindo o escoamento pluvial

Secretaria de Serviços realiza limpeza em rios, córregos e canais


Texto: Djeisan Lettieri - Foto: Divulgação/PMS

Mais de 48 mil metros distribuídos entre rios, córregos, lagoas e canais foram limpos de janeiro a novembro deste ano pelo Departamento de Limpeza Pública, ligado à Secretaria de Serviços da Serra. Foram 90 intervenções em 35 locais diferentes no município.

O serviço é executado de forma preventiva para que o risco de alagamentos e inundações, em época de fortes chuvas, seja minimizado. Os técnicos do Departamento explicam que as ações de limpeza têm o objetivo de manter o sistema de drenagem desobstruído, garantindo o escoamento pluvial para evitar obstruções, alagamentos e inundações que afetem à saúde pública e o bem estar da população.

Dos corpos hídricos são retirados diversas matérias, entre terra, areia, vegetação e também lixo. “É importante o apoio da população não descartando resíduos em corpos hídricos. Limpamos para  evitar maiores transtornos para quem reside no entorno”, comenta o secretário de Serviços da Serra, Samuel Dias.

Vale lembrar que o recolhimento de lixo doméstico é realizado em todo município três vezes por semana. Os resíduos provenientes da atividade são encaminhados para o aterro sanitário.