Secretários assistem palestra sobre controles internos

Texto: por Gabriela Conti

Na manhã desta terça-feira (19), os secretários da Prefeitura da Serra participaram da palestra ?O Sistema de Controle Interno como Ferramenta de Modernização de Gestão?, no gabinete do prefeito Audifax Barcelos.

O evento abriu oficialmente o calendário de atividades previstas no planejamento anual da Controladoria de Governo do Município (CGM). Dentre estas atividades estão a revisão das normas de procedimento em vigência e que fazem parte do Manual de Normas de Procedimentos Administrativos, bem como a elaboração de novas normas necessárias ao sistema de controle interno em cada secretaria.

Ministrada pelo auditor do Governo do Estado, Denis Penedo Prates, da Secretaria de Estado de Controle (Secont), a palestra abordou boas práticas para aumentar a eficiência e agilizar processos internos, bem como mitigar riscos.

?O papel do controle interno é exatamente ajudar os servidores a serem mais eficiente, mantendo rotinas, padrões e avaliações constantes. O controle interno é muito relevante para aumentar a eficiência da máquina estatal, não só evitando desperdícios, mas fazendo com que as coisas funcionem do jeito certo?, explicou o palestrante.

E completou: ?A Serra está, em muitos aspectos, na frente, no que diz respeito aos controles internos. Gosto muito do manual de rotinas do site, das rotinas do sistema do controle interno, da descrição de todos os serviços prestados à população. A Serra já tem um bom caminho andado, mas como toda cidade, tem oportunidades de melhoria?, finalizou.

Dever de casa

Para a Controladora Geral do Município, Magaly Nunes, a maior lição aprendida durante a palestra foi a organização dos procedimentos internos. ?Assim vamos conseguir maior agilidade, evitar retrabalho, e dar continuidade aos serviços. Por exemplo, quando sair uma pessoa e entrar outra, é só ela ler as normas de procedimento que vai saber dar continuidade ao trabalho de maneira correta?, disse.

Jolhiomar Massariol, Coordenador de Governo, também tirou bom proveito dos ensinamentos passados pelo palestrante. "Precisamos nos organizar internamente para tentar errar menos. E a Secomt veio aqui ilustrar exemplos práticos de como a gente pode otimizar os nossos recursos, com a estrutura que a gente tem, para que a gente crie rotinas e normas com vistas à errar cada vez menos. Então, eu acho que a gente sai daqui com esse aprendizado", concluiu.