Sedu abre vagas no campo para quem quer aprender a ler e escrever

A Secretaria Municipal de Educação (Sedu) tem 2.367 alunos na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Sedu abre vagas no campo para quem quer aprender a ler e escrever

Texto: Jéssica Romanha - Foto: Jansen Lube

A sala de aula da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Chapada Grande, na Zona Rural da Serra, está abrindo portas para a realização de sonhos. Isso porque a Secretaria Municipal de Educação abriu vagas para quem quer aprender a ler e escrever na comunidade.

Entre os sonhos que começam a se realizar está o da trabalhadora rural e dona de casa Paulina Felipe Barbosa Rocha, de 66 anos, que começou este ano, pela primeira vez, a estudar. “A vida sempre foi muito complicada, mas, agora chegou a hora de aprender. O meu sonho é conseguir escrever uma carta, com todos os nomes e palavras. Bonito igual à professora”, disse.

Ao contar sobre sua meta, a estudante diz que o frio, a chuva e o cansaço não a fazem desistir do seu objetivo. Aluna da primeira fileira, dona Paulina incentiva outros estudantes a irem para a escola. “Na escola a gente aprende e faz amigos. Mais gente podia vir aprender com a gente”.

Quem também viu na sala de aula uma oportunidade para conseguir um emprego melhor e aprender mais foi o auxiliar de serviços gerais e trabalhador rural Antônio Amorim Bitencourt, de 46 anos. “Quando era mais novo não tinha tanta oportunidade. Hoje consigo ler bem, mas, preciso aprimorar minha escrita para conseguir emprego mais fácil, quem sabe tentar um concurso”.

Referência

A Professora da turma em Chapada Grande, Ana Lúcia Ribeiro Rudio, também é exemplo dos resultados da Educação de Jovens e Adultos. Ela reiniciou os estudos aos 33 anos para terminar o ensino fundamental e logo emendou o ensino médio, a graduação e a pós-graduação.

Orgulhosa da sua história, Ana Lúcia também afirma estar contente em poder ensinar à turma EJA em Chapada Grande, compartilhar da sua trajetória e aprender com seus alunos. “Eles se tornam parceiros e amigos que dividimos conhecimento”, reforça.

A professora também conta que uma característica da sua turma é sonhar: “Sonham em aprender para tirar a carteira de motorista, ler a bíblia, escrever uma carta, conseguir um emprego. Não escolheria outra turma para me dedicar”, revela.

Oportunidade

A Secretaria Municipal de Educação (Sedu) da Serra está com vagas abertas na turma da EJA na Zona Rural que funciona na classe de Chapada Grande. A Sedu Informa que ainda há vagas abertas e os interessados devem procurar a Escola Central (EMEF) que funciona em Belvedere, munidos de documentos pessoais e comprovante de residência. Se houver procura acima do número de vagas abertas, uma nova classe será aberta.

A turma EJA tem o período de duração de um ano, podendo ser ofertado para os próximos anos, havendo interesse dos alunos e da comunidade local para prosseguimento dos estudos, sendo essas aulas presenciais, conforme determina a legislação, de segunda a sexta-feira, das 17h às 22h.

Hoje, o Município da Serra possui 14 unidades de Ensino que ofertam a modalidade, perfazendo um número de aproximadamente 2.367 alunos.

De acordo com a subsecretária pedagógica da Serra, Lêda Rodrigues Calente, o jovem e o adulto trazem para a escola uma experiência de vida mais longa. É para esse grupo, que é pensado um currículo com metodologias adequadas às suas especificidades.

“As diretrizes pedagógicas da modalidade EJA propõem garantir um diálogo permanente entre os saberes construídos a partir das experiências de vida dos educandos em família e em sua comunidade e os saberes instituídos, produzidos pelas diferentes áreas do conhecimento científico”, finaliza.