Semana de conscientização alerta sobre uso do antibiótico

O objetivo é chamar a atenção para o problema da resistência aos antibióticos. Apesar de serem eficazes para combater as infecções, existem algumas situações em que as bactérias se tornam resistentes e o tratamento não funciona

Semana de conscientização alerta sobre uso do antibiótico


Texto: Amanda Amaral - Foto: Divulgação

Quem nunca precisou de um antibiótico, não é mesmo? Porém, o uso incorreto do medicamento pode trazer consequências sérias. Por isso, foi criada a Semana Mundial do Uso Consciente de Antibióticos, que acontece até domingo (18).

O objetivo é chamar a atenção para o problema da resistência aos antibióticos. Apesar de serem eficazes para combater as infecções, existem algumas situações em que as bactérias se tornam resistentes e o tratamento não funciona. Ou seja, as bactérias se transformam e se defendem desses medicamentos.

A orientação da Vigilância Sanitária da Serra é que as pessoas só façam uso de antibiótico caso ele seja prescrito por um profissional de saúde qualificado. Ele deve ser administrado pelo tempo indicado pelo prescritor. Não é recomendado guardar e nem reutilizar antibióticos. A equipe também fiscaliza farmácias e drogarias para vistoriar a venda controlada.

A resistência aos antibióticos traz como consequências o prolongamento de doenças, aumento da taxa de mortalidade, aumento do tempo de internação hospitalar e ineficácia dos tratamentos preventivos e terapêuticos.