Serra adere ao Outubro Rosa com monumentos iluminados

Iluminação e programações para chamar a atenção para a prevenção ao câncer de mama

Serra adere ao Outubro Rosa com monumentos iluminados

Texto: Simone Delevedove
Foto: Marcos Ribeiro/Arquivo PMS

O município da Serra aderiu à campanha Outubro Rosa. Várias atividades estão sendo desenvolvidas voltadas para conscientização e prevenção do câncer de mama, envolvendo diversas Secretarias e órgãos municipais. O site da Prefeitura também aderiu à cor rosa.

Durante este mês, vários monumentos e prédios públicos ganharão iluminação cor de rosa e serão intensificadas as ações visando à prevenção e detectação precoce da doença em mulheres residentes no município.

Até a próxima sexta-feira (09), serão iluminados os viadutos de Serra-Sede e Carapina, a torre da Unidade de Pronto Atendimento de Carapina, a Igreja Nossa Senhora da Conceição em Serra-Sede e a Praça da Luz em Laranjeiras. O  prédio Administrativo da Prefeitura e a antiga sede do Executivo receberão a iluminação na semana seguinte.

Atividades

Também está sendo preparada uma extensa programação com atividades físicas, palestras, testes rápidos e exames preventivos de câncer nas Unidades Regionais e Básicas de Saúde de todo município.

Na sábado (17), as unidades de saúde de Pitanga e Nova Almeida estarão realizando a coleta de preventivo, atividades educativas com palestras e testes rápidos da sífilis e HIV. Esta é mais uma ação em adesão ao movimento Outubro Rosa no município.

Palestras

As palestras têm como tema o câncer de mama e de colo de útero, prevenção e tratamento. A paciente que procurar a unidade vai receber orientações sobre o câncer de mama e realizar a coleta do preventivo. Também serão feitos exames clínicos das mamas e distribuição de preservativo.

No sábado (24), as atividades vão acontecer na Unidade Regional de Feu Rosa. Na praça em frente a unidade acontecerão atividade física e “Zumba Rosa”, atividades educativas relacionadas ao Outubro Rosa e coleta de preventivo na unidade.

Câncer de mama

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

A Referência Técnica do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (Paism) e Ginecologista Dra. Denise Braga Pires Falqueto, afirma que “a Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda que a mulher faça a mamografia anualmente a partir dos 40 anos. Além disso, ela explica que o autoexame da mama ajuda a mulher a se conhecer melhor e a notar alguma diferença que venha a ocorrer em seu corpo”.

O município viabiliza os exames de mamografia, que são solicitados via unidade de saúde e Central de Regulação. Para realizá-la, a paciente deve se dirigir à unidade mais próxima de sua residência e realizar uma consulta com o médico.

Saiba mais:

O Outubro Rosa é um movimento popular reconhecido internacionalmente, originário nos Estados Unidos em 1997, com o objetivo de disseminar a importância da prevenção do câncer de mama. Atualmente é comemorado em todo o mundo e o nome remete ao laço rosa, que simboliza essa luta.