Serra é campeã em resgate de animais silvestres na Grande Vitória

Entre os animais resgatados e apreendidos estão passarinhos, papagaios, periquitos, corujas, gaviões, falcões, cobras, gambás, gatos-do-mato, entre outros

Serra é campeã em resgate de animais silvestres na Grande Vitória


Texto: Gabriela Conti - Foto: Everton Nunes

A Serra é o município da Grande Vitória que mais resgata animais silvestres. Somente este ano, a fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente (Semma) já resgatou e encaminhou 159 animais ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), que fica na Área de Proteção Ambiental (Apa) da lagoa Jacuném, em Barcelona. Em média, 10 animais são enviados ao local por semana.

Em 2018, esse número chegou a 408 bichos. Entre os animais resgatados e apreendidos estão passarinhos, papagaios, periquitos, corujas, gaviões, falcões, cobras, gambás, gatos-do-mato, entre outros.

Esses bichos são resgatados/ apreendidos durante ações fiscais, por meio de denúncias ou entregas voluntárias. São animais que sofreram maus tratos, viviam ilegalmente em cativeiros ou foram vítimas de contrabando. Há, ainda, aqueles que estavam na zona urbana, como em casas ou terrenos privados.

Quando os animais estão em boas condições de saúde eles são soltos de volta na natureza. Os que estão doentes ou machucados são encaminhados ao Cetas, onde recebem cuidados veterinários e são recuperados. Após o tratamento, eles vão para o Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (Cereias), em Aracruz, para serem reintroduzidos em seu habitat natural.

Para fazer denúncias ou solicitar resgate, ligue para (27) 99951-2321/ 0800 283 9780 e mande e-mail para dfa.semma@serra.es.gov.br.