Serra realiza conferência dos direitos do idoso nesta quinta e sexta

O evento, cujo tema é Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas, será no Centro de Convivência do Idoso, em Serra-Sede

Serra realiza conferência dos direitos do idoso nesta quinta e sexta

Texto: Gabriela Conti - Foto: Pixabay

Nesta quinta (22) e sexta-feira (23) será realizada a 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento, cujo tema é “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”, será no Centro de Convivência do Idoso, em Serra-Sede.

Na programação estão palestras, debates e apresentações de trabalhos em grupo.

Cenira Andrade de Oliveira, doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenadora do Núcleo de Estudos sobre Envelhecimento e Assessoramento à Pessoa Idosa (NEEAPI) e da Universidade Aberta à Pessoa Idosa (Unapi), vai ministrar, no primeiro dia, a palestra magna “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”, a partir das 15h30.

No segundo dia, os grupos vão discutir cinco eixos temáticos. As temáticas do eixo 1, por exemplo, serão os direitos fundamentais na construção e efetivação das políticas públicas, tendo como sub-eixos a saúde, assistência social, previdência, moradia, transporte, cultura e esporte e lazer. A assistente social Marta Nunes do Nascimento será a conferencista.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Elcimara Rangel, a conferência, que acontece a cada dois anos, é um dos mais importantes espaços de debate e deliberação da política pública. “É necessário estarmos atentos ao fenômeno do envelhecimento da população. O Brasil hoje possui cerca de 30 milhões de idosos, o que corresponde a 15% da população. Durante o evento temos a oportunidade de avaliarmos os avanços e desafios para o atendimento das demandas apresentadas pela população idosa na busca da garantia dos direitos”, explica.

Segundo a presidente do Conselho Municipal de Direitos e Defesa da Pessoa Idosa da Serra (Comids), Dinar Maria Sant’ Anna Parente, essa será a primeira conferência realizada na região metropolitana este ano.

“Este é um espaço de participação social, onde as pessoas se reúnem para discutir os temas propostos pelo Conselho Nacional de Direitos da Pessoa Idosa. O nosso objetivo é comparar o momento atual com o de quando foi realizada a última conferência e verificar quais propostas foram realizadas e quais precisam ser revistas. Vamos observar se as políticas públicas do município estão sendo eficientes e suficientes para resolver os problemas da pessoa idosa. Os resultados serão levados para o âmbito estadual e em seguida para a conferência nacional, em Brasília”, explicou.

5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Tema: “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”

Datas: 22 e 23 de novembro

Local: Centro de Convivência do Idoso – Serra - Sede

Quinta-feira (22)

13h – Credenciamento

13h30 – Apresentação Cultural

14h – Abertura Oficial

14h40 – Leitura e Aprovação do Regimento Interno

15h30 – Palestra Magna: “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”

Conferencista: Cenira Andrade de Oliveira, doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenadora do Núcleo de Estudos sobre Envelhecimento e Assessoramento à Pessoa Idosa (NEEAPI) e da Universidade Aberta à Pessoa Idosa (UNAPI), ambos da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

16h30 – Debate

17h – Encerramento com Coffee Break

Sexta-feira (23)

8h – Café da Manhã com Apresentação Cultural

9h - Discussão dos Eixos Temáticos com formação de grupos:

Eixo 1 -  Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas, tendo como subeixos saúde; assistência social; Previdência; moradia; transporte; cultura e esporte e lazer;

Conferencista: Marta Nunes do Nascimento, assistente social e membro Conselho Estadual de Direitos e Defesa da Pessoa Idosa (CEDDIPI)

Eixo 2 -  Educação: assegurando direitos e emancipação humana;

Conferencista: Maria Helenise Buffon, assistente social especializada em saúde mental

Eixo 3 -  Enfrentamento da Violação de Direitos Humanos da Pessoa Idosa;

Conferencista: Patrícia Benevesuth Lima, assistente social, pós-graduada em qualificação de gestão no SUS e em atenção primária à saúde

Eixo 4 -  Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas Públicas.

Conferencista:  Marta Falqueto, membro e fundadora do Centro de Defesa dos Direitos Humanos da Serra (CDDH) e vice-presidente do Conselho Municipal de Direitos Humanos

12h – Almoço

14h – Apresentação dos Trabalhos em grupo