Serra vai ganhar centro de tratamento para saúde mental

A previsão de entrega é julho de 2017, começando a funcionar ainda neste ano. O local será referência para atendimento de crianças e jovens em abuso de álcool e drogas e atendimento para saúde mental.

Serra vai ganhar centro de tratamento para saúde mental


Texto: Sinval Paulino - Foto: Amanda Amaral

Os jovens da Serra irão ganhar um espaço especial. O município será o único da Grande Vitória com uma sede própria para o atendimento na atenção à saúde mental de crianças e adolescentes, também em abuso de álcool e drogas. O Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil (CAPSi), no bairro Morada de Laranjeiras, está previsto para ser concluído em julho.

O público alvo tem entre 0 a 18 anos incompletos. A subsecretária de Administração em Saúde, Cristiane Stem, explicou que hoje já existe um CAPs para o público adulto em Laranjeiras e, agora, o novo espaço público vai dar um atendimento diferenciado, já que crianças e adolescentes precisam receber tratamentos específicos.

“É preciso um tratamento e acompanhamento específico, com programas especiais que envolvam o usuário e a família, este espaço vai trazer uma nova perspectiva nesta área”, disse a subsecretária, acrescentando que os profissionais do município conhecem esta realidade.

O novo CAPs vai funcionar próximo ao hospital Jayme dos Santos Neves, em Morada de Laranjeiras, em um espaço de 720,63 metros quadrados de área construída, que vai comportar salas de oficinas, auditório, farmácia, consultórios e refeitório, em uma construção moderna, com reservatório para aproveitamento de águas das chuvas para fins não potáveis. A previsão de entrega é julho de 2017, começando a funcionar ainda neste ano.

O local será referência para atendimento de crianças e jovens em abuso de álcool e drogas e também atendimento para saúde mental. Serão atendidos aproximadamente 45 pacientes por dia, de segunda a sexta.

A obra amplia a oferta de serviços para este público na Serra. O local vai contar com equipe multidisciplinar, formada por diferentes profissionais da saúde, entre eles: médicos, assistentes sociais, enfermeiros e psicólogos, entre outros.