Serra investe em qualificação no atendimento a pacientes

Aproximadamente 300 profissionais participarão dos cursos de Formação em Excelência no Atendimento até o dia 10 de agosto

Serra investe em qualificação no atendimento a pacientes


Texto: Amanda Amaral - Foto: Divulgação

Pensando no bem-estar da população e na melhor forma de atender os pacientes que recorrem aos serviços de saúde do muncípio, a Secretaria de Saúde da Serra está investindo em capacitação de funcionários que atuam diretamente como o público.

Cerca de 300 profissionais participarão dos cursos de Formação em Excelência no Atendimento até o dia 10 de agosto. As mudanças na gestão dos serviços começaram pelas UPAs de Serra-sede e Carapina, com a capacitação de cerca de 50 profissionais durante o mês de junho.  

Eles passaram por uma atualização e capacitação em excelência no atendimento. Foram utilizadas metodologias ativas tais como dinâmicas em grupo e dramatizações. Também foram abordados temas como acolhimento com classificação de risco, princípios do SUS e ética no trabalho.

Os servidores das unidades básicas de saúde e unidades regionais de saúde, Centros de Apoio Psicossocial (CAPS), Maternidade de Carapina, Farmácia Central de Carapina e Centro de Triagem e Aconselhamento (CTA) também estão sendo capacitados.

Ao todo, são quase 50 estruturas de saúde onde há atendimento ao público. A formação envolve todos aqueles que atuam em recepções, com o cartão SUS ou na marcação de consultas de especialidades.

Além de melhorar o atendimento nas recepções, o objetivo é humanizar o trato com a população, sensibilizando os servidores no acolhimento e resolutividade das demandas dos pacientes.

“Embora a educação não seja uma ação de curto prazo, as estratégias metodológicas foram muito focadas nas questões cotidianas do serviço, objetivando que os cursistas identificassem, ainda durante as discussões em sala de aula, a aplicabilidade dos temas abordados na sua realidade”, explicou a subsecretaria de Saúde da Serra, Cristiane Stem.