"Diálogo é a receita para a criação dos filhos", diz 'supermãe' de oito filhos

Dona Evany é a servidora efetiva com o maior número de filhos no município

"Diálogo é a receita para a criação dos filhos", diz 'supermãe' de oito filhos

Texto: Samantha Dias - Foto: Divulgação

Em coração de mãe sempre cabe mais um. Mas, e no abraço, no colo, na mesa de jantar e até mesmo no orçamento de uma mãe, quantos filhos cabem? Para dona Evany Pereira Louback, auxiliar de secretaria da rede municipal da Serra, cabem exatamente oito filhos!

Neste Dia das Mães, a ‘supermãe’ da Serra, que é a servidora efetiva com o maior número de filhos, conta que nunca sonhou em ter uma família tão grande, mas que essa era uma vontade do esposo.

“Eu pensava em ter, no máximo, uns quatro filhos. Mas meu esposo era doido com menino. Na família dele, era comum os casais terem muitos filhos”.

Aos 57 anos, viúva, dona Evany vive cercada dos filhos e dos netos. Quando não está no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professora Vera Calmon Mattedi, onde trabalha, ela gosta de estar na companhia dos filhos Karoline, Nelson Júnior, Adriel, Adriano, Edgar, Ricardo, Núbia e Márcio.

Mas nem sempre pôde ser assim. Um dos momentos mais difíceis para ela, foi quando teve de ficar ausente de casa, sem poder participar muito do dia a dia dos filhos, para cuidar do marido no hospital.

“Nos últimos anos de vida do meu esposo, eu vivia no hospital. Só ia em casa de oito em oito dias. Eu queria ter um clone meu para poder deixá-lo na minha casa, cuidando das crianças, porque meu coração ficava apertado. Meus filhos mais velhos cuidavam dos mais novos”, conta dona Evany.

A situação financeira da família também foi uma das dificuldades enfrentadas para criar as crianças. “Passamos dificuldades financeiras, pois durante um período só meu marido trabalhava fora, não tinha como dar uma situação boa para as crianças. O dinheiro era apertado, uma luta feia. Comparado a isso, hoje somos ‘ricos’”, disse.

Mas, apesar de todas as adversidades, dona Evany orgulha-se dos filhos criados. “Soube conduzir meus filhos, com Deus guiando meus passos. Sempre tive muito diálogo, que acho que é uma das receitas na criação. Também tenho muito amor, paciência e soube corrigir na hora certa. Me considero sim uma supermãe porque tenho certeza que dei conta do recado”.

Dona Evany completa, neste ano, 30 anos de serviço na Prefeitura da Serra.