Teste rápido contra hepatite B e C no Pró-Cidadão nesta quinta (18)

Teste rápido contra hepatite B e C no Pró-Cidadão nesta quinta (18)

Texto: Amanda Amaral - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

Esta semana tem teste rápido para hepatite B e C no Pró-Cidadão, em Portal de Jacaraípe. A iniciativa faz parte das ações do Julho Amarelo, e visa ofertar o serviço em locais de grande circulação de pessoas. Na sexta-feira (26), ela será realizada em frente à unidade de saúde de Parque Residencial Laranjeiras. O horário é sempre das 8 às 11 horas.

O Julho Amarelo é realizado em todo o Brasil para chamar a atenção da população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce das hepatites virais B e C. O teste rápido não causa dor e o resultado sai em menos de 05 minutos.

Desde o início do mês, a Prefeitura da Serra realizou outras ações. No Dia de Vacinação contra hepatite B, a prefeitura vacinou cerca de 500 pessoas, número considerado alto visto que a ação ocorreu das 8 às 16h30 e a vacina é seletiva. Este mês foi realizado, ainda, um fórum para os servidores com objetivo de aprimorar o conhecimento técnico sobre o tema.

Hepatites Virais

Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), as hepatites virais são um dos maiores problemas mundiais de saúde e matam duas vezes mais do que a AIDS. O Dia Mundial da Luta Contra as Hepatites Virais é comemorado no dia 28 de julho.

As hepatites B e C são transmitidas pela relação sexual sem proteção, pela mãe infectada para o filho durante a gravidez, pelo sangue contaminado (transfusão de sangue; compartilhamento de material para uso de drogas - seringas, agulhas, cachimbos, entre outros), por material de higiene pessoal (lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, alicates de unha ou outros objetos que furam ou cortam) ou por material para confecção de tatuagem e colocação de piercings.

A Prefeitura da Serra disponibiliza a vacina para hepatite B em todas as unidades de saúde, além de preservativos e testes rápidos, que também podem ser encontrados no CTA. Nas unidades também é possível realizar o teste laboratorial. Não há vacina para hepatite C.

Serviço:

• Quinta-feira (18) – Realização de testes rápidos de hepatite B e C, no Pró-Cidadão. Avenida Talma Rodrigues Ribeiro, em Portal de Jacaraípe. Das 8 às 11h.

• Sexta-feira (26) - Realização de testes rápidos de hepatite B e C, em frente a Unidade Básica de Saúde de Parque Residencial Laranjeiras. Das 8 às 11h.