Unidades de Saúde oferecem diagnóstico precoce de hipertensão arterial

Para identificar este problema, o municípe da Serra pode recorrer a unidade de sáude mais próxima de sua casa, onde poderá medir sua pressão

Unidades de Saúde oferecem diagnóstico precoce de hipertensão arterial


Texto: Amanda Amaral - Foto: Divulgação

Uma doença silenciosa, mas bastante preocupante. A pressão alta pode comprometer órgãos vitais e afeta jovens e adultos, homens e mulheres. Em razão desta preocupação, nesta quarta-feira (17), profissionais da saúde de todo o mundo chamam atenção da população para o Dia Mundial da Hipertensão.

É considerada normal quando a pressão se apresenta na média em 120 por 80 milímetros de mercúrio (mmHg). Acima deste limite, entre 140 por 90 mmHg, é tratada como hipertensão arterial, ou como também é chamada, pressão alta.

Aproximadamente 50% da carga futura de doenças ocorrerá por causa da hipertensão arterial, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Ela responde por 25% dos casos de insuficiência renal terminal, 40% dos casos de infarto e 80% dos acidentes vasculares cerebrais.

A população deve ficar atenta, pois é possível realizar o diagnóstico precoce da doença, conforme explica a referência técnica em Hipertensão Arterial da Secretaria Municipal de Saúde, Marize Prata Pravato Rangel.

“Para identificar este problema, o morador da Serra pode recorrer à unidade de saúde mais próxima de sua casa, onde poderá aferir sua pressão. Para o diagnóstico, a pessoa deve comparecer três vezes na unidade de saúde, em dias alternados. A cada visita são feitas três medições”, disse.

Caso seja diagnosticado, o paciente é orientado a controlar a alimentação, com a redução de gordura e sal, praticar exercícios físicos, beber bastante água, entre outras dicas. “Estas orientações valem também para quem tem pressão normal, mas possui fatores genéticos que o predispõem à doença”, explicou Marize.

É importante ficar alerta aos fatores que podem contribuir para o surgimento da pressão alta como: hereditariedade, idade e peso. Porém, além destes, também podem influenciar no seu surgimento o uso excessivo de álcool, tabagismo, falta de exercícios e estresse.

É rotina nas unidades de saúde da Serra, além da detecção precoce e consultas médicas, a orientação aos pacientes hipertensos com assistência continuada, pois a pressão alta pode ser controlada. É oferecido acompanhamento com uma nutricionista e também ações como palestras e grupos dedicados à hipertensão arterial.