Fumacê: 55 bairros receberão o serviço esta semana

As ações serão iniciadas a partir das 17 horas desta segunda-feira (23).

Fumacê: 55 bairros receberão o serviço esta semana

Texto: Simone Delevedove - Foto: Divulgação/PMS

Cinquenta e cinco bairros da Serra receberão entre esta segunda-feira (23) e quarta-feira (25), o carro fumacê, visando intensificar as ações para combate ao mosquito Culex, mais conhecido como pernilongo. As ações serão iniciadas a partir das 17 horas.

Os bairros contemplados são: José de Anchieta I, José de Anchieta II, José de Anchieta III, Solar de Anchieta, Residencial Vista do Mestre, Jardim Tropical, Cantinho do Céu, Laranjeiras Velha, Boa Vista, Jardim Carapina, Tims, André Carlone, Carapina Grande, Alphaville Jacuhy, Palmeiras, Colina da Serra, Jardim da Serra, Jardim Bela Vista, Nossa Senhora Conceição, São Benedito, São Domingos, Residencial Centro da Serra I, Residencial Centro da Serra II, Jardim Guanabara, Jardim Primavera, Continental Venner, Maria Niobe, Roncador, São Lourenço, Serra-Sede, São Judas, Santo Antônio, Diamantina, Central Carapina, Cascata, São Marcos I, São Marcos II , São Marcos III, Belvedere, Divinópolis, Santiago da Serra, Campinho II, Vista da Serra I, Vista da Serra II, Campinho I, Colina do Campo, Planalto Serrano, Civit I, Pitanga, Maringá, Mata da Serra, Barro Branco, Mestre Álvaro e Residencial Monte Verde.

As ações

As ações do carro fumacê são realizadas em horários estratégicos para otimizar os serviços de borrifamento, sempre antes do nascer do sol e no pôr do sol, quando a temperatura é amena e sem ventos fortes.

Com os ventos mais intensos e chuva, os serviços não são realizados devido à baixa eficácia da ação. Os horários de atuação do veículo fumacê são pela manhã, das 4 às 7 horas, e no início da noite, de 17 às 20h30.

Aedes aegypti

Além do serviço do fumacê, a Vigilância Ambiental em Saúde vem intensificando as ações de combate aos focos do mosquito Aedes aegypti em todos os bairros do município com ações de educação em saúde no sentido de orientar moradores.

A população pode ajudar através de ações simples como, por exemplo: não deixar água parada em plantas, caixa d’água sem tampa e não jogar o lixo em local irregular. Essas são medidas que ajudam no combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.

São realizadas ações como pulverização a pé no raio de 150 metros das residências com pessoas que foram notificadas com a doença.

Disque-Dengue

Os serviços do Disque-Dengue funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. O morador que quiser tirar dúvidas ou realizar denúncias, sem se identificar, de locais com focos do mosquito Aedes aegypti pode ligar para o telefone 3228-5394 que os agentes de combate à endemias visitam o local.

Confira o itinerário do carro fumacê:

Segunda-feira (23) – José de Anchieta I, José de Anchieta II, José de Anchieta III, Solar de Anchieta, Residencial Vista do Mestre, Jardim Tropical, Cantinho do Céu, Laranjeiras Velha, Boa Vista, Jardim Carapina, Tims, André Carlone, Carapina Grande e Alphaville Jacuhy.

Terça-feira (24) – Palmeiras, Colina da Serra, Jardim da Serra, Jardim Bela Vista, Nossa Senhora Conceição, São Benedito, São Domingos, Residencial Centro da Serra I, Residencial Centro da Serra II, Jardim Guanabara, Jardim Primavera, Continental Venner, Maria Niobe, Roncador, São Lourenço, Serra-Sede, São Judas, Santo Antônio, Diamantina, Central Carapina, Cascata, São Marcos I, São Marcos II e São Marcos III.

Quarta-feira (25) Belvedere, Divinópolis, Santiago da Serra, Campinho II, Vista da Serra I, Vista da Serra II, Campinho I, Colina do Campo, Planalto Serrano, Civit I, Pitanga, Maringá, Mata da Serra, Barro Branco, Mestre Álvaro e Residencial Monte Verde