Vila Nova de Colares ganha Centro de Referência em Assistência Social (Cras)

O novo espaço terá 475,1 metros quadrados de área construída e ocupará um total de 1.467,61 metros quadrados. Serão oito vagas de estacionamento, sendo duas para idosos e uma para pessoas com deficiência, e espaço para mais de 20 bicicletas

Vila Nova de Colares ganha Centro de Referência em Assistência Social (Cras)


Texto: Sinval Paulino - Foto: Jansen Lube

O bairro Vila Nova de Colares vai ganhar um espaço destinado a organizar e ofertar serviços de proteção social básica para a população. Foi assinada na última quinta-feira a Ordem de Serviço para a construção do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do bairro. Essa ordem é um instrumento legal, assinado pelo poder público, que representa o passo inicial para uma obra.

No espaço, as famílias recebem acompanhamento e têm acesso a benefícios socioassistenciais.Serão 475,1 metros quadrados de área construída em um total de 1.467,61 metros quadrados.Serão oito vagas de estacionamento, sendo duas para idosos e uma para pessoas com deficiência, e espaço para mais de 20 bicicletas.

O secretário de Obras da Prefeitura da Serra, João Meneses, que detalhou o projeto, disse que o Cras vai contar com três salas multiuso, sendo um auditório, uma sala técnica, três salas de atendimento, uma sala para cadastro único, coordenação, além de sanitários e vestuário adaptados, cozinha, dispensa e outras áreas de uso comum e para funcionários.

As principais atividades desenvolvidas nos centros de referência são: inserção das famílias nos serviços de assistência social local; busca ativa; promoção do acesso a benefícios e programas de transferência de renda; realização do Cadastro Único do governo federal e atualização dos cadastros do Bolsa Família; serviços de convivência e fortalecimento de vínculos para adultos (18 a 59 anos) e suas famílias; encaminhamento da população local para as demais políticas públicas sociais; oficinas socioeducativas e palestras; grupo de adolescentes e atendimento psicossocial.

Além destes serviços, os centros de referência instalados na Serra têm um importante papel: ajuda a preparar e encaminhar pessoas para o mercado de trabalho, por meio de um programa chamado Acessuas Serra – De olho no Emprego, conforme lembrou a secretária de Assistência Social da Serra, Elcimara Rangel, que comentou a importância do Cras.

“O Cras é o principal equipamento para as famílias terem acesso às políticas sociais. É a porta de entrada. Então, nossa equipe tem a proposta de trabalhar a autonomia das famílias, o empoderamento da população”, resumiu a secretária.