Agenda Municipal da Juventude: ações para reduzir violência contra jovens na Serra

Durante o período de doze meses, serão implementadas diversas ações voltadas à juventude no município

Texto: Munik Vieira - Foto: Pixabay

Reduzir a vulnerabilidade de jovens expostos à violência na Serra. Com esse objetivo, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (Sedir) lança a Agenda Municipal da Juventude nesta sexta-feira (20), às 19h, no auditório do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Laranjeiras. O lançamento será durante a abertura oficial da Semana Municipal da Juventude.

A Agenda Municipal da Juventude é um plano intersetorial de ações, acordado entre onze secretariais municipais com foco na área social. O objetivo é criar e executar ações afirmativas que tratem de políticas públicas para a juventude. Cada secretaria desenvolve pelo menos três ações voltadas à adolescentes e jovens de 15 a 29 anos.

O comitê de gestores da juventude se reúne desde março deste ano para a elaboração das atividades. A partir de agora, durante o período de doze meses, serão implementadas diversas ações, como cursos para inserção no mercado de trabalho, palestras, oficinas, incentivo a práticas esportivas e atividades culturais voltadas à juventude.

“O objetivo principal é proporcionar aos jovens e adolescentes serranos uma incrível experiência educacional, cultural e esportiva. A Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da Serra trabalha para valorizar a vida livre de violência, por meio da transformação pessoal e comunitária”, explica Lourência Riani, secretária municipal de Direitos Humanos.

Para Márcio Barros, secretário adjunto da Sedir, as atividades, do ponto de vista social, vão trazer resultados positivos para o município. “O fato de levar políticas públicas sociais e oportunidades aos jovens é importante, pois os afastam da situação de exposição à violência, contribuindo para a redução desses índices”, afirmou.

A Agenda Municipal da Juventude também irá estudar os índices de violência entre jovens no município. Será elaborado um levantamento com os números no início do projeto. Após um ano, ao fim das ações, uma medição será divulgada pelo comitê de gestores da juventude.

Dentre as secretarias que fazem parte do plano de ações estão: Direitos Humanos e Cidadania; Turismo, Cultura, Esporte e Lazer; Meio Ambiente; Assistência Social; Defesa Social; Políticas Públicas para as Mulheres; Educação; Trabalho, Emprego e Renda; Desenvolvimento Econômico; Saúde e Coordenadoria de Governo.