Campanha incentiva denúncia de violência contra a mulher

Denúncias podem ser feitas pelo 180

Campanha incentiva denúncia de violência contra a mulher


Texto: Djeisan Maria - Foto: Divulgação

Este ano não haverá festividades de carnaval na Serra. Ainda assim o ponto facultativo está aí e muita gente aproveita para curtir com família e amigos em comemorações particulares. Por conta disso, a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (Seppom) faz um alerta sobre a importância de não se calar ao presenciar casos de violência contra a mulher.

A Secretaria está lançando a campanha com o tema “Você não precisa ser a vítima para denunciar”, no intuito de sensibilizar toda a sociedade sobre a questão da denúncia em caso de violência contra a mulher. A orientação é que quem presenciar esse tipo de crime ligue para o número 190 ou faça a denúncia por meio do 180.

Segundo dados da pesquisa Instituto Datafolha, 17 milhões de mulheres sofreram violência física, psicológica ou sexual em 2021. Desse total, quase 50% sofreram agressões dentro de casa, ou seja, de pessoas como maridos ou namorados.

A titular da Seppom, Lilian Mota, comenta que denunciar os casos de violência faz com que muitas vidas sejam salvas, por isso as pessoas não devem se omitir. “Esse período, mesmo sem festa, mas com feriados, pode sim ter um aumento do assédio. Eu me refiro a todo tipo de assédio, como “mãos bobas” e cantadas nada elogiosas que as mulheres recebem nessa época do ano e que são, sim, violências que também devem ser denunciadas”, informa Lilian.

A Seppom oferta atendimento psicossocial para mulheres vítimas de violência doméstica, além de acolhimento e encaminhamento a serviços públicos. A secretaria funciona de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas, em Serra Sede. Os contatos do órgão são: 3328-7500 e 99836-2909 (ligação e watsApp).