Serra terá 256 quilômetros de ciclovias até 2024

Diversas obras estão sendo realizadas para melhorar ainda mais a mobilidade urbana no município

Serra terá 256 quilômetros de ciclovias até 2024

Texto: Daniela Salgado e Djeisan Maria - Foto: Edson Reis/Secom

A Prefeitura da Serra realiza constantes projetos a fim de avançar na mobilidade urbana da cidade. Quando se pensa no assunto, inclusive, é normal se orientar apenas pelos veículos automotivos. Entretanto, os ciclistas também são visados pela Prefeitura. Até 2024 o município deverá ter 256 quilômetros de anel cicloviário.

Atualmente, a Serra possui aproximados 72 quilômetros distribuídos entre ciclovias e ciclofaixas. No momento, estão sendo construídas ciclovias nos seguintes trechos:

- Avenida Norte Sul, em frente ao Terminal de Laranjeiras

- Trecho entre Belverde e Eurico Salles, na BR-101

- Avenida Talma Rodrigues Ribeiro, no trecho compreendido da rotatória do Hospital Dório Silva à rotatória da Viminas

- Avenida Copacabana, com duplicação da ciclovia já existente

- Contorno de Jacaraípe, do trecho entre a avenida São Paulo e o bairro Areia Branca

- Na ligação Serra Dourada-Jacaraípe até o trevo com a avenidaAudifax Barcelos

- Acesso da BR-101 ao Bairro de Fátima.

Serra Dourada II e Portal de Jacaraípe

Além dessas estruturas em construção, uma grande ciclovia, com mais de 8 km, vai interligar os bairros Serra Dourada II e Portal de Jacaraípe. A ciclofaixa será integrada a outra que já existe na avenida Talma Rodrigues Ribeiro, formando uma grande via que vai facilitar a mobilidade de quem usa a bicicleta para circular na cidade e daqueles que pedalam por esporte e lazer.

A via se inicia na avenida Brasília, em Serra Dourada. O trajeto segue pelas avenidas Belo Horizonte e Jacaraípe até o trevo da Audifax Barcelos Neves. Deste ponto, segue para a Rodovia Contorno de Jacaraípe até o Terminal de Jacaraípe. A construção desta ciclovia é uma parceria do Governo do Estado com a Prefeitura da Serra e a previsão é que esteja concluída no final deste ano.

No momento, a obra está em fase de drenagem. Com essas obras o município atingirá 100 quilômetros de rodovia.

Próximos projetos

E não para por aí. Outras ciclovias e ciclofaixas estão projetadas e serão entregues para que a Serra chegue aos 256 quilômetros de anel cicloviário até 2024. Essas construções serão distribuídas em diversos bairros do município, como Porto Canoa, Serra Dourada II, Laranjeiras, Civit I, Balneário de Carapebus, Nova Almeida, Cidade Pomar e outros.