Crianças curtem passeios pelos pontos turísticos da Serra

Por meio do projeto Serra: lugar de sol, mar, cultura e gente feliz, passeios pedagógicos foram proporcionados às 280 crianças da creche Edvaldo Lima

Crianças curtem passeios pelos pontos turísticos da Serra


Texto: Jéssica Romanha - Foto: Divulgação

Olha a carinha de felicidade dos alunos do Cmei Edvaldo Lima, em Barro Branco. Quer ficar com um sorrisão igual ao deles? Então, se liga na dica: aproveite o fim de semana e organize a sua agenda para conhecer nossos pontos turísticos. É muita beleza, cultura e história em um só lugar!

Por meio do projeto “Serra: lugar de sol, mar, cultura e gente feliz”, passeios pedagógicos foram proporcionados para as 16 turmas da creche Edvaldo (cerca de 280 crianças), a fim de que conhecessem mais as belezas da cidade. A garotada visitou os circuitos de agroturismo da Serra, o Parque da Cidade, a praia da Manguinhos, a Casa do Congo, a Igreja Matriz e muitas outras atrações.

De acordo com a diretora da instituição, Roxane Ribeiro, o projeto foi elaborado para que as crianças conhecessem o contexto histórico, geográfico e cultural do município em que vivem.  “As crianças do CMEI acabam passando muitas horas dentro da instituição e sobra pouco tempo para conhecerem o entorno em que vivem. Nosso intuito foi desvendar esse mundo, muitas vezes pouco explorado pela falta de tempo das famílias”.

Segundo Roxane, o projeto também tem a intenção de proporcionar o resgate e a valorização da cidade. “Precisamos mostrar às crianças a história do nosso município, pois é nele que vivemos e nos tornamos cidadãos. Por isso, a necessidade de conhecer e bem cuidar deste patrimônio”.

Serviço: Circuitos do Agroturismo

Circuito Pitanga

- Sítio Ouro Velho

Restaurante de comida da roça servida no fogão a lenha, com vista para o Mestre Álvaro, área de lazer para família, redário, esteiras, parquinho e tirolesa.

Funcionamento: sexta a domingo e feriados nacionais, das 10 às 17h (almoço das 11h30 às 15h). Eventos e visitas em outros dias e horários mediante agendamento.

Contato: (27) 3101-1476 / 98155-6208

E-mail: sitioourovelho@hotmail.com

Fanpage: www.facebook/sitioourovelho

Endereço: BR-101 Sul, km 263, Bairro Pitanga.

Circuito Guaranhuns

- Sítio Recanto do Mestre Álvaro

Área de lazer e restaurante rural com comida caseira servida no fogão a lenha, piscina natural, passeio a cavalo, charrete e trilhas.

Funcionamento: sexta a domingo e feriados nacionais, das 10 às 17h (almoço das 11 às 15h). Lazer somente aos finais de semana e feriados.

Contato: (27) 3099-7070 / 99839-5484

E-mail: sitiorecantomestrealvaro@hotmail.com

Fanpage: www.recantomestrealvaro.com.br

Endereço: Estrada de Itaiobaia.

Circuito Chapada Grande

- Sítio Éden

Aluguel para eventos, hospedagem e restaurante rural com comida caseira, área de lazer com campo de futebol, pesque-pague e piscina.

Funcionamento: Fim de semana e feriados, das 07 às 17h. Hospedagem mediante agendamento prévio.

Contato: (27) 99575-7866

Endereço: BR-101 Norte, km 248, Bairro Santiago.

Circuito das Águas

- Lagoa do Juara

Local de bela paisagem, que abriga a Associação de Pescadores da Lagoa do Juara, com criação de tilápias, peixaria, artesanato, pedalinhos e restaurante especializado em pratos elaborados com tilápia.

Funcionamento: terça-feira a domingo.

Peixaria: das 7 às 17h.

Restaurante: das 8 às 17h.

Contato: (27) 3252-3747

Endereço: Av. São Paulo, s/n, Jacaraípe.

- Rancho Serra Verde

Aluguel com infraestrutura de cerimonial para realização de eventos, casamentos e aniversários. Restaurante com fogão a lenha e amplo estacionamento.

Funcionamento: atendimento no restaurante aos domingos.

Contato: (27) 99962-7310

Fanpage: www.facebook.com/ranchoserraverdee

Endereço: Estrada Serra x Putiri.

- Fazendinha do Minicowboy

Turismo pedagógico com área de lazer e fazendinha de minianimais, entre eles pôneis, bois, caprinos, coelhos, aves e pássaros exóticos.

Contato: (27) 3099-6014 / 99957-9762

Site: www.minicowboy.com.br

E-mail: minicowboyeventos@gmail.com

Site: www.minicowboyeventos.com.br

Endereço: Parque Residencial Nova Almeida.

Praias

Com 23 quilômetros de praia, divididos em cinco balneários - Bicanga, Carapebus, Jacaraípe, Manguinhos e Nova Almeida -, há opções para todos os gostos, desde águas agitadas que convidam à prática do surfe até águas calmas e quentes.

Parque da Cidade

Ponto de encontro de famílias e amigos, o Parque da Cidade fica no coração da Serra, ocupando uma área de 117 m², em Laranjeiras. No local, há quadras poliesportivas, campo de futebol society, pista de skate, playground, ciclovia, pista de caminhada, bromeliário, espaço pet e centro de educação ambiental. 

Falésias de Nova Almeida

Outro atrativo para os aventureiros são as falésias de Nova Almeida, local ideal para a prática de parapente. Situadas quase à beira da rodovia ES 010, as falésias têm 20 metros de altitude e estão localizadas entre Nova Almeida e Praia Grande.

Patrimônio Histórico e Cultural

Outro ponto forte do turismo serrano é o nosso patrimônio histórico e cultural. Além do folclore típico e da Igreja e Residência Reis Magos, há ainda a Capela de São João Batista, que integra o projeto do Parque Arqueológico de Carapina. Ela foi construída em 1584 e tombada pelo Conselho Estadual de Cultura em 1984.

Outro sítio histórico e cultural do município é o de Queimado, que foi palco de uma insurreição de escravos liderada pelos heróis Chico Prego, João da Viúva e Elisiário, em 19 de março de 1849. Composto pelas Ruínas da Igreja de São José e pelos resquícios arqueológicos do povoado, foi tombado pelo Conselho Estadual de Cultura em 1993.

No Centro da Serra, construída em 1769, está a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Nos seus jardins é fincado o Mastro, símbolo máximo da festa do Ciclo Folclórico e Religioso de São Benedito, realizada há mais de 160 anos, no dia 26 de dezembro. Bem próximos estão a Estátua do líder negro Chico Prego, o Museu Histórico da Serra e o espaço multicultural Casa do Congo Mestre Antônio Rosa, que expõem objetos relacionados à história e à identidade local.

Museu Histórico da Serra

O Museu Histórico da Serra ocupa uma das construções mais antigas da Serra-Sede, o casarão da família Castello. Inaugurado em 2007, possui em seu acervo bens móveis, documentos e obras de arte. O casarão é um dos poucos remanescentes da arquitetura do século XIX.

Telefone: (27) 3251-6636

Endereço: Rua Cassiano Castelo, nº 22, Serra-Sede

Biblioteca Pública Municipal Belmiro Geraldo Castello

Fundada em 25 de outubro de 1967, a biblioteca possui, atualmente, um acervo de 16 mil livros e comemorou recentemente, em 2017, seus 50 anos de atividade. 

Telefone: 3251-5871

Endereço: Rua Cassiano Castello, 22, Serra Centro

Funcionamento: das 8h às 18h

Casa do Congo Mestre Antônio Rosa

Inaugurada em 2000, a Casa do Congo tem em seu acervo fotografias, peças de artesanato e outros elementos da cultura popular.

Telefone: (27) 3251-5870 

Endereço: Rua Cassiano Castelo, 22, Praça João Miguel, Serra-Sede

Funcionamento: 7h às 17h, de segunda a sexta

Estátua de Chico Prego

Localizada na Praça Almirante Tamandaré, em Serra-Sede, a obra é uma homenagem ao líder da Insurreição do Queimado, revolta de escravos ocorrida no ano de 1849. A estátua, com cerca de 3 metros de altura, está próxima ao local de enforcamento de Chico Prego. Foi construída pelo artista Tute, com recursos oriundos da lei de incentivo cultural da Serra.

Igreja Nossa Senhora da Conceição

Primeiro templo religioso do município, fundado no ano de 1556. Sua arquitetura atual foi concluída em 1769. Seu interior possui pinturas de autoria do artista Walter Francisco de Assis, considerado o maior pintor serrano de todos os tempos.

Telefone: (27) 3251-1187

Endereço: Praça Barbosa Leão, s/nº, Serra-Sede

Funcionamento: das 8h às 12h20 e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 11h aos sábados

Igreja e Residência de Reis Magos - Nova Almeida

Construída por jesuítas e índios tupiniquins por volta de 1580, é tombada pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como patrimônio histórico nacional. Recebe milhares de visitantes todos os anos. 

Telefones: (27) 3253-1842 / (27) 3291-2330

Santuário das Formigas Bordadeiras

Acredita-se que em 1996 as formigas bordadeiras começaram a desenhar nas folhas das árvores imagens sacras, passagens bíblicas e frases, sob o comando divino. Algumas dessas folhas hoje estão expostas no Santuário das Formigas Bordadeiras, que é aberto ao público. Pessoas de várias partes do Espírito Santo e do Brasil visitam o local.

Telefone: (27) 3235-9140

Endereço: Rua Aldari Nunes, 162, Bairro São Lourenço, Centro  

Ruínas da Igreja São José do Queimado

Inaugurada em 1849, foi o estopim da Insurreição de Queimado, principal revolta de escravos no Espírito Santo. O local é de elevada riqueza paisagística, cultural e histórica, que teve seu ápice no século XIX, e hoje se encontra praticamente inabitada.

Endereço: Situa-se a 16km de Serra-Sede

Telefone: (27) 3291-2330