Outubro Rosa: Serra oferece amplo programa de saúde da mulher

O Programa de Planejamento Familiar da Serra oferece atendimento integral à saúde da mulher

Outubro Rosa: Serra oferece amplo programa de saúde da mulher

Texto: Deborah Hemerly - Foto: Divulgação/PMS

O título “Outubro Rosa” remete à campanha de conscientização para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, sobre o câncer de colo do útero. A Prefeitura da Serra oferece uma rede de cuidados à saúde da mulher, que vai desde a Atenção Primária à Saúde até a Secundária, com realização de cirurgias eletivas de laqueadura, por exemplo.

O primeiro acesso aos serviços são as Unidades de Saúde, que já disponibilizam agendamento on-line para consultas com ginecologista, preventivo, entre outros serviços. A abertura de novas vagas acontece todas as sextas-feiras, pelo agendamentosaude.serra.es.gov.br, para serem realizadas na semana seguinte. Mas, atenção: as novas vagas são abertas nas sextas, ficando disponíveis nos demais dias da semana, caso não tenham sido preenchidas.

No caso do preventivo, ele poderá ser realizado tanto por profissional médico, quanto enfermeiro. A faixa etária de rastreamento preconizada pelo Ministério da Saúde é de 25 a 64 anos. No caso de necessidade de uma investigação mais aprofundada ou mesmo algum procedimento como colposcopia, cauterização, a paciente é referenciada tanto para o Ambulatório Municipal de Especialidades (Ames), em Jardim Limoeiro, quanto para o Hospital Municipal Materno Infantil (HMMI), em Colina de Laranjeiras.

A prevenção do câncer de mama é o outro alvo do Outubro Rosa. A mamografia deve ser realizada nas mulheres assintomáticas (sem sinais e sintomas de câncer de mama), com idade entre 50 e 69 anos, que é o público-alvo, ou maiores de 35 anos, se apresentarem histórico familiar da doença ou histórico pessoal de câncer de mama. Nesse caso, entram as pacientes já tratadas. Em menores de 35 anos, o exame de escolha é a ultrassonografia mamária.

As mamografias de rastreamento podem ser solicitadas por enfermeiros e médicos. Já as diagnósticas, ou seja, quando há sinais suspeitos e precisam ser investigados, somente o médico poderá solicitar. O exame é realizado em clínicas conveniadas e parceiras da Prefeitura da Serra.

Planejamento Familiar

O Programa de Planejamento Familiar oferece atendimento integral à saúde da mulher, tratado dentro do contexto dos direitos reprodutivos, tendo como principal objetivo garantir às mulheres e aos homens o direito básico da cidadania de ter ou não filhos.

O programa conta com distribuição dos métodos contraceptivos em todas as Unidades de Saúde além dos cirúrgicos, como vasectomia, realizada no Ambulatório Municipal de Especialidades (Ames) e laqueadura tubária, realizada no Hospital Dório Silva, em Morada de Laranjeiras, e no Hospital Municipal Materno Infantil (HMMI), em Colina de Laranjeiras.

O acesso aos métodos se inicia com consulta médica, identificando o melhor método. Essa mulher pode ser acompanhada pelo enfermeiro até seis meses após essa prescrição médica e, a cada seis meses, a paciente volta para fazer uma nova avaliação médica. Os métodos contraceptivos disponíveis em todas as unidades são: camisinha masculina, pílulas anticoncepcionais e hormônios injetáveis. A inserção de DIU tem como referência a Unidade Regional de Saúde Boa Vista.

Atendimento ginecológico

Na Serra, há atendimento com ginecologista nas Unidades Regionais de Saúde de Boa Vista, Feu Rosa, Jacaraípe, Novo Horizonte e Serra Dourada, bem como nas Unidades Básicas de Saúde de Barcelona, Taquara I, Taquara II, Parque Residencial Laranjeiras, Oceania, Nova Carapina II, Jardim Tropical, Campinho da Serra.

Essas equipes de saúde são responsáveis por dar suporte ginecológico/obstétrico aos médicos de equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF) e/ou às Equipes de Atenção Primária (EAP). No caso de atendimento ginecológico infanto-puberal, voltado às meninas crianças e adolescentes, ele acontece Unidade Regional de Boa Vista.

Rede Cegonha

A Rede Cegonha é o acompanhamento do pré-natal, realizado em todas as Unidades de Saúde, pelo médico e/ou enfermeiro da equipe de Estratégia de Saúde da Família ou da Equipe de Atenção Básica, de forma intercalada. Todas as informações são inseridas na caderneta ou cartão da gestante. As gestantes de risco habitual iniciam e terminam o pré-natal na Unidade de Saúde de seu bairro.

Neste momento, as gestantes de alto risco fazem acompanhamento pré-natal no Ambulatório Municipal de Especialidades (Ames), em Jardim Limoeiro, com o obstetra. E, a cada trimestre, é realizada uma consulta na Unidade de Saúde, para que a equipe também a acompanhe. Para iniciar o pré-natal no Ames, o médico da equipe identifica o risco e indica a necessidade de acompanhamento com o obstetra.

As gestantes identificadas com HIV realizam pré-natal concomitante na Unidade de Saúde e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado no bairro Rosário de Fátima, sendo todos os exames de pré-natal solicitados pelas equipes das Unidades; com exceção da ultrassonografia de urgência, que é pelo Ames, e realizado no Materno Infantil.

As gestantes de risco habitual são direcionadas ao parto no Hospital Municipal Materno Infantil. Já no caso das gestantes de alto risco, elas possuem vinculação com a maternidade do Hospital Jayme dos Santos Neves, em Morada de Laranjeiras, fazendo com que a maternidade identifique a data provável do parto e viabilize vaga para a gestante e seu bebê, caso necessite de UTI. Nos próximos meses, a demanda de gestantes de alto risco será encaminhada para o Hospital Municipal Materno Infantil, que está sendo preparado para recebê-las.

Após o parto, as unidades de saúde finalizam o pré-natal com a consulta puerperal, até o 7º dia, onde é instruído sobre os cuidados com o corpo, aleitamento materno, alimentação materna, cuidados com recém-nascido e até o 42º dia a inserção no planejamento familiar.