Prefeitura e Senai vão levar carreta com cursos de culinária para 3 bairros da Serra

Mais de 400 pessoas poderão participar das oficinas em Planalto Serrano, Vila Nova de Colares e Novo Porto Canoa

Texto: Elisa Rangel/Secom - Foto: Divulgação/Sesi-Senai

Uma carreta transformada em sala de aula e em cozinha, levando conhecimento e gerando transformação por onde passa. Essa é a ação que a Prefeitura da Serra, através da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda (Seter), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), vai levar para moradores de três bairros do município.

Os cursos são gratuitos, voltados para a área de culinária e com curta duração (todos com 4 horas de duração). Serão dados dentro de uma unidade móvel do Senai-Sesi e as aulas já começam no dia 27 de setembro. O objetivo é melhorar a condição e a renda de quem está desempregado e demais munícipes.

A ação faz parte do Qualis Serra, programa da Prefeitura da Serra em parceria com o Senai, para propiciar o acesso a oportunidades no mundo do trabalho.

Haverá oficinas com temas: Alimentação Vegana, Alimentação Saudável para a Terceira Idade, Aproveitamento Integral dos Alimentos: Uso do Abacaxi, Saladas, Alimentos Aliados no Combate ao Colesterol Alto, Alimentação Saudável para Diabéticos e outras.

Serão ao todo 13 cursos, sendo 27 turmas com 16 alunos cada, totalizando 432 moradores participantes.

Os bairros atendidos serão: Planalto Serrano, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ismênio de Almeida Vidigal (27 de setembro a 1º de outubro); em Vila Nova de Colares, na Estação Cidadania Esporte (4 a 8 de outubro); e em Novo Porto Canoa, na Estação Cidadania Cultura (11 a 17 de outubro).

INSCRIÇÕES

Podem se inscrever pessoas acima de 16 anos. As pré-inscrições já estão abertas e, para as oficinas ofertadas no bairro Planalto Serrano, o prazo final de envio dos dados é a próxima terça-feira, 20 de setembro. É preciso preencher um formulário online: FAÇA SUA PRÉ-INSCRIÇÃO AQUI.

Para os outros dois bairros, as pré-inscrições terão outros prazos, ainda a serem definidos.

A carreta tem cinco metros de largura e 21 metros de comprimento, sendo 15 metros o espaço destinado para as aulas.

Dentro do veículo tem tudo o que uma cozinha industrial precisa: fogão, geladeira, forno, pia, bancada, liquidificador, batedeira e muito mais. Além disso, carteiras para os alunos das oficinas.

Transformação de vidas

A secretária municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Cláudia Silva, celebrou a parceria da prefeitura com o Senai-Sesi ressaltando a importância de levar conhecimento às pessoas.

“A carreta vai até o bairro, são oficinas sobre rodas, e isso facilita muito a vida das pessoas, que não precisam nem sair da comunidade para buscar conhecimento. É uma forma de oportunizar o início de uma geração de renda, transformando vidas e impulsionando negócios”, declarou Cláudia Silva.

O gestor responsável pelas unidades móveis do Sesi ES e Senai ES, Uilton Simões, ratifica a afirmação do poder transformador que as oficinas podem causar nos moradores atendidos.

“São cursos que podem transformar vidas, seja melhorando o aproveitamento dos alimentos e a saúde da família, seja também abrindo ideias e caminhos para, quem sabe, uma nova frente de trabalho”, disse.

AS OFICINAS

PLANALTO SERRANO
Local: Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ismênio de Almeida Vidigal

Alimentação Vegana
Turma 1 - 14h às 18 horas

Alimentação Saudável para a Terceira Idade

Alimentação Saudável para Hipertensos

Brigadeiros

Alimentação Saudável para Diabéticos

VILA NOVA DE COLARES
Local: Estação Cidadania Esporte

Brigadeiros

Saladas Leves e Saudáveis

Caldos Nutritivos

Alimentos que Combatem a Obesidade

Educação Alimentar: Alimentos Funcionais

NOVO PORTO CANOA
Local: Estação Cidadania Cultura (11 a 17 de outubro)

Aproveitamento Integral dos Alimentos: Uso da Banana

Aproveitamento Integral dos Alimentos: Uso da Melancia
Turma 2 - 18h às 22h

Aproveitamento Integral dos Alimentos: Uso do Abacaxi

Alimentos Aliados no Combate ao Colesterol Alto
Turma 1 – 8h às 12h

Caldos Saudáveis
Turma 2 – 18h às 22h

*Em caso de dúvidas, entre em contato com a Seter pelo Whatsapp: (27) 98182-1229.