Prefeitura intensifica limpeza de canais para prevenir alagamentos na Serra
A Secretaria de Serviços realiza ações contínuas de manutenção e monitoramento da rede de drenagem. Veja os bairros contemplados nesta semana
Texto: Roberta Pelissari
- Foto: Arquivo/Sese
A Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Serviços (Sese), trabalha diariamente para manter os canais de drenagem limpos e seguros. Nesta semana, os bairros Cantinho do Céu, Central Carapina e Planalto Serrano estão sendo atendidos para prevenir alagamentos e garantir a tranquilidade da população.
O secretário de Serviços, Enivaldo Dias, explica que a limpeza desses cursos d’água é uma medida essencial para prevenir alagamentos e assegurar o escoamento adequado das águas pluviais. “Acreditamos que a prevenção é a melhor forma de evitar problemas mais graves e garantir a tranquilidade da população”, reforça.
A limpeza é realizada de forma manual e mecanizada, com apoio de máquinas escavadeiras nos canais e córregos que compõem os mais de 50 cursos d’água da Serra. O município também conta com monitoramento diário das áreas mais vulneráveis, além de manutenção permanente em toda a rede de drenagem.
Durante o período de chuvas, uma grande quantidade de lixo e entulho é levada para dentro dos canais e córregos, o que torna a limpeza fundamental para evitar alagamentos. Além de lixo e areia, as equipes frequentemente encontram entulhos de poda de árvores, colchões e até geladeiras. A Secretaria de Serviços orienta a população a não descartar resíduos de forma irregular, contribuindo assim para a prevenção de alagamentos. Denúncias de descarte irregular podem ser feitas pelo aplicativo Colab.
Manutenção na rede de drenagem
As equipes da Sese também realizam um trabalho permanente de manutenção na rede de drenagem. Somente até o mês de setembro deste ano, foram registradas:
239 avaliações de afundamento de asfalto (“chupão”);
1.394 desobstruções de redes pluviais e limpezas de caixas de ralo e PVs;
554 substituições de grelhas;
472 substituições de tampas de PV;
183 substituições de tampas de concreto;
2.885 esgotamentos de fossas e 163 desobstruções de esgoto em locais sem rede de saneamento.
Dessa forma, a Secretaria de Serviços mantém, ao longo de todo o ano, um protocolo contínuo de manutenção preventiva da rede de microdrenagem, contribuindo para reduzir os riscos de alagamentos durante o período das grandes chuvas.