Procon notificou 26 estabelecimentos para explicar preço de produtos

Foram registradas no Procon da Serra 114 denúncias

Procon notificou 26 estabelecimentos para explicar preço de produtos


Texto: Samantha Dias - Foto: Divulgação

O Procon da Serra está percorrendo os estabelecimentos comerciais da cidade alvos de denúncias para verificar possíveis preços abusivos e outras práticas irregulares. Até o momento, 26 farmácias, supermercados e lojas foram notificados para explicarem os preços cobrados. 

Foram registradas no Procon da Serra 114 denúncias, recebidas por telefone e e-mail. A diretora do Procon, Nívia Passos, explica que não são 114 estabelecimentos diferentes, porque muitas situações relatadas são do mesmo local. 

Até a última sexta-feira (27), os fiscais já tinham ido a 40 estabelecimentos da cidade, o que gerou 26 notificações. “Os locais que não emitimos notificações é porque não encontramos a situação denunciada ou porque não encontramos nenhuma irregularidade, apesar de o consumidor às vezes achar que é irregular. Nosso papel é verificar. É importante que o consumidor registre com fotos e vídeos para nos ajudar na apuração dos casos”, pediu a diretora.

Uma vez notificados, os estabelecimentos têm de apresentar as notas fiscais, com informações dos valores de compra e venda desses produtos. “São muitas as variáveis que são consideradas para se chegar ao preço de um produto, o valor do frete, por exemplo, é um deles. Tudo isso será analisado. Se for comprovado que o estabelecimento está cobrando um valor incoerente, vamos emitir um auto de infração e o dono poderá ser multado”, afirmou Nívia.

Para fazer denúncias, o consumidor pode acionar o órgão por email e telefone. Os contatos são os emails procon@serra.es.gov.br / fiscalizacao.procon@serra.es.gov.br, e os telefones 3252-7243/ 3252-7242 / 3252-7295 / 3252-7298.

Atendimento ao público 

Os atendimentos presenciais ao público no Procon da Serra estão suspensos até o dia 31 de março, de acordo com portaria publicada pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedir). A medida considera a necessidade de reduzir os riscos de contágio do coronavírus, evitando locais com aglomeração e circulação de pessoas.

Os consumidores que precisarem de orientação e tirar dúvidas neste período podem entrar em contato com o Procon nos emails e telefones citados acima.