Secretaria de Trabalho abre inscrições para oficina de costura

As aulas são presenciais e começam no próximo dia 15

Secretaria de Trabalho abre inscrições para oficina de costura


Texto: Marcos Sacramento - Foto: Tom Paparazzy/Secom

Estão abertas as inscrições gratuitas para a oficina de costura do Projeto Costurarte, realizado pela Secretaria de Trabalho Emprego e Renda (Seter). A capacitação conta com 10 vagas, destinadas a mulheres com mais de 18 anos de idade, alfabetizadas e inscritas no CadÚnico. 

Para se inscrever, basta acessar o link http://beneficios.serra.es.gov.br/ e realizar o cadastro até a próxima quarta-feira, dia 13. As 10 primeiras inscritas serão selecionadas para a oficina. Outras 30 são destinadas a suplentes, para as vagas que possam vir a não ser ocupadas.

As aulas são presenciais e começam no próximo dia 15, no Pró-Cidadão, onde serão realizadas nas terças e quinta-feiras, das 13 às 17 horas. A oficina é bem completa e vai permitir que as alunas aprendam a confeccionar vestimentas variadas a partir de moldes base, abordando assuntos como tipos de tecidos e ensinando a manusear a máquina de costura. 

O Projeto Costurarte é uma parceria entre a Seter e a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Estado do Espírito Santo  (Aderes), com  apoio do Projeto Semearte. Em caso de dúvidas, as interessadas pela oficina  podem ligar para o número (27) 3252-7406. 

Objetivos da oficina

A capacitação tem como objetivo oferecer conhecimentos gerais no desenvolvimento de modelos da vestimenta a partir de moldes base, ensinar sobre materiais utilizados na confecção das peças e o manuseio e domínio da máquina de costura.

Conteúdo programático: 

1 - Como tirar medidas: demonstração e aplicação na prática. 

2 - Conhecendo o molde base: interpretação por base. 

Molde bases incluídas no curso: blusa, saia, calça, vestido, mangas, golas.

3 – Adaptação do molde base para medidas desejadas (modelagem sob medida). 

4 – Criação de modelos a partir do molde base adaptado às medidas desejadas. 

5 - Conhecendo tecidos: tecidos planos, tecidos com elasticidade. Suas definições e utilidades (aquisição de conhecimento do tipo de tecido adequado para cada produção). 

6 - Plano de corte: Trabalhar de forma correta o tecido para o corte assim como traçar a modelagem de forma adequada para uma perfeita vestimenta, desde o caimento ao aproveitamento adequado do tecido

7 - Como cortar e adequar margens de segurança para a realização da costura, montagem e acabamento da peça.

8 - Conhecendo a máquina de costura e suas funções. 

9 - Treinamento quanto ao uso da máquina de costura: desenvolver habilidades quanto ao  manuseio da máquina reta e overloque.

10 - Montagem e construção da peça: incluindo a aplicação de aviamentos, fechamento da peça e acabamentos diversos. 

11 - Prova e ajustes: como marcar e realizar ajustes necessários. 

12 - Término da peça: finalizar acertos e ajustes necessários complementando acabamentos finais.