Serra implanta mergulhões e viadutos para otimizar a mobilidade urbana

São diversos equipamentos previstos para a cidade

Serra implanta mergulhões e viadutos para otimizar a mobilidade urbana

Texto: Djeisan Maria - Foto: Edson Reis-Secom/PMS

O número de veículos circulando nas ruas das cidades têm crescido, principalmente em grandes centros, como é caso da Região Metropolina da Grande Vitória. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2021, revelam que mais de dois milhões de veículos andam pelas vias do Espírito Santo, sendo que só na Serra esse número chega a 232 mil.

Uma das consequências disso é o tráfego saturado nas vias, ao menos em horários de pico, como início e final do dia. Uma das alternativas adotadas pelas cidades brasileiras para melhorar a fluxo de veículo é a construção de viadutos e mergulhões.

A Serra segue nessa tendência. O município prevê a construção desses tipos de equipamento que devem desafogar o trânsito em regiões de maior concentração de veículos.

O secretário de Obras da Serra, Halpher Luiggi, explica que mergulhão é uma espécie de túnel que passa por baixo das ruas, liberando espaço nas vias e o tráfego de pessoas por cima delas.

Obras

A Rotatória Ó é uma das obras que contará com viadutos e mergulhão, na Avenida Eldes Scherrer. A intervenção deve melhorar o tráfego de cerca de quatro mil motoristas que circulam por hora na região e a previsão é que esteja concluída em junho deste ano.

O Trevo Serra Sede/São Domingos é mais uma obra de mobilidade urbana, com objetivo de destravar o trânsito da região de Serra e Sede e do bairro São Domingos. O projeto contempla a construção de um viaduto e um novo contorno em pista dupla na extensão aproximada de cinco quilômetros, interligando a Avenida Audifax Barcelos Neves

Essa intervenção vai eliminar o trânsito pesado que circula por São Domingos, e minimizar a circulação de passagem e Serra Sede. A obra está em processo de licitação e a previsão é que seja iniciada no primeiro semestre deste ano e concluída em 2024.

Mais mobilidade

Outra obra está em Cidade Pomar, que vai integrar bairros ao leste da Serra, na região próxima à Serra Sede, principalmente Cidade Pomar, Serra Dourada I, II e III, Eldorado e São Domingos. O viaduto, que sairá da BR 101, reduzirá o trânsito e a distância para transitar da BR à Cidade Pomar. A obra ainda integrará esses bairros com a via federal de uma maneira definitiva.

Segundo previsão da Secretaria de Obras, o projeto deve estar concluído até o final de abril e a prefeitura aguarda aprovação para realizar uma operação de crédito internacional para realização da intervenção.

Já na região de Bairro de Fátima/ Eurico Salles será construído um mergulhão na Avenida Norte Sul, em Eurico Salles e deve auxiliar no desafogamento do trânsito da região, trazendo mais fluidez e, com isso, evitando engarrafamento que atrapalham a vida de milhares de serranos e moradores de outras cidades que transitam pelo local.

Essa obra será feita no cruzamento das avenidas Norte Sul com a João Palácio, na divisa de Serra com Vitória, próximo ao shopping Mestre Álvaro. O projeto está pronto e a prefeitura está buscando parceria com o Governo do Estado para executar a melhoria, que deve se iniciar em 2025.

E ainda está previsto outro mergulhão na BR-101. Quem vier pela BR no sentido Serra X Vitória vai passar pelo mergulhão, localizado na altura do entrocamento com a Eudes Scherrer. Passando pelo mergulhão, os motoristas não terão mais de enfrentar sinais de trânsito, o que vai melhorar a fluidez do trânsito na região. O projeto ainda está sendo finalizado.