UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DE VILA NOVA DE COLARES

  • Secretaria: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
  • Descrição:

    Diretrizes: Prática de co-gestão com metodologia de Apoio institucional, Colegiado gestor, Conselho local, Acolhimento humanizado e Apoio matricial.

    Bairros de Abrangência: Nova Zelândia e Vila Nova de Colares (Ourimar?)

    Horário de atendimento: 07h00 às 17h00 de Segunda a Sexta-feira.

    Documentos necessários para o acesso ao serviço:

    · Cartão SUS;

    · Cartão da Unidade de Saúde;

    · Comprovante de Residência:

    · Documento de identidade com foto (no caso de crianças, Certidão de Nascimento).

    Requisitos para acesso ao serviço:

    1) No caso das Unidades Básicas de Saúde:

    · Ser morador do território de abrangência da unidade de saúde

    · Apresentar comprovante de residência em seu nome ou do responsável (ou ainda contrato de aluguel que comprove a residência);

    · Apresentar cartão SUS, documento de identidade com foto ou certidão de nascimento em caso de crianças.

    2) No caso das Unidades Regionais de Saúde:

    · Ser morador do território de abrangência da Unidade Regional de Saúde ou ter encaminhamento agendado por outra unidade de saúde da rede para atendimento naquele serviço.

    · Apresentar comprovante de residência em seu nome ou do responsável (ou ainda contrato de aluguel que comprove a residência);

    · Apresentar cartão SUS, documento de identidade com foto ou certidão de nascimento em caso de crianças.

    Formas de acesso ao serviço:

    AGENDAMENTO DE CONSULTAS:

    A unidade de saúde trabalha com agendamento de consultas no prazo máximo de 1 mês. Portanto, caso o usuário deseje agendar uma consulta, uma vez já possuindo seu cadastro, deverá procurar a unidade com antecedência para fazê-lo.

    AGENDAMENTO DE EXAMES LABORATORIAIS:

    O agendamento de exames laboratoriais é diário e a coleta ocorre terça e sexta-feira de 07:00h as 11:00h. O prazo médio para agendamento de exames laboratoriais é de 7 dias.

    AGENDAMENTO DE ESPECIALIDADES:

    O agendamento de consultas e exames especializados é diário e ocorre na Unidade de Saúde no horário da tarde de 13 às 16:30h. As consultas e exames especializados em sua maioria são de responsabilidade do Estado. A unidade de saúde insere os dados da solicitação no sistema SISREG e aguarda a marcação da consulta/exame pelo sistema e comunica ao usuário. O usuário deve manter um telefone de contato atualizado no setor de agendamento de especialidades. Caso deseje saber sobre o andamento de seu agendamento, poderá procurar o setor, com o cartão SUS, para que a consulta seja realizada.

    CURATIVO E VACINA

    Não é necessário agendamento prévio. Nesta unidade a sala de curativo funciona de 10 as 12h e de 14 às 16:30h. A sala de vacina funciona de 08 às 16:30h.

    FARMÁCIA

    A dispensação de medicamentos pela farmácia será feita mediante os seguintes requisitos:

    · Apresentação do cartão SUS

    · Apresentação de documento de identidade com foto

    · Receita padronizada pelo município da Serra em duas vias, com assinatura e carimbo do profissional

    · Receita da rede conveniada ao SUS igualmente em duas vias, com assinatura e carimbo do profissional

    · O horário de funcionamento da farmácia nesta Unidade de Saúde é de 8 às 17h.

    Serviços oferecidos:

    · Administração e dispensação de medicamentos

    · Agendamento de exames laboratoriais

    · Atendimento odontológico adulto e pediátrico

    · Coleta de exames laboratoriais

    · Coleta de preventivos e entrega de resultados

    · Confecção do Cartão SUS.

    · Consulta de Enfermagem

    · Consulta de Pré-Natal

    · Consulta de Puericultura

    · Consulta Médica Clínico Geral

    · Consulta Médica Pediátrica

    · Curativo

    · Entrega de resultados de exames

    · Marcação de Consultas e Especialidades

    · Nebulização

    · Outras ações: Atendimento anti-rábico, Hiperdia, Acolhimento às gestantes, Vigilância ambiental e nutricional.

    · Preparo de Pacientes para consultas

    · Testes Rápidos de gravidez, Hepatites e IST’s

    · Vacinação

    Apoio aos Serviços de Saúde: Auxiliar de Laboratório, Atendente de Farmácia, Assistente Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais e Recepção.

    Prioridade de Atendimento (Lei 10.048, 08 novembro de 2000 e Lei 13466, de 12 de julho de 2017): O atendimento ao público é feito por ordem de chegada com as seguintes prioridades:

    · Portadores de deficiência

    · Idosos com idade igual ou superior a 80 anos (de acordo com prioridade clínica)

    · Idosos com idade igual ou superior a 60 anos (de acordo com prioridade clínica)

    · Gestantes em adiantado estado de gravidez

    · Lactantes

    · Pessoas acompanhadas por crianças de colo.

  • Como Acessar:
    • OBS: Excetuando-se USUÁRIOS AGENDADOS (Consultas Agendadas)

    • · OBSERVAR QUE AS SITUAÇÕES DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA OBEDECERÃO A CRITÉRIO DE PRIORIDADE DE ACORDO COM SEU QUADRO CLÍNICO, CONSIDERANDO O PROTOCOLO DE ACOLHIMENTO EM VIGOR NO MUNICÍPIO.

    • Condições de Limpeza e Conforto: O atendimento realizado está dentro dos padrões de conforto e limpeza, de acordo com as normas estabelecidas pela Vigilância Sanitária.

    • A unidade de saúde não dispõe de vagas de estacionamento para os usuários.

    • Tempo de Atendimento: O tempo de espera para atendimento presencial varia de acordo com o serviço procurado. As consultas Médica, Odontológica e de Enfermagem são agendadas previamente de acordo com os horários e as especificidades de cada profissional.

    • Consultas de urgência e intercorrências são realizadas por ordem de gravidade, as unidades ofertam escuta qualificada através de Acolhimento.

    • Identificação e telefones dos setores:

    • · Recepção: 3243 8371

    • · Administração: 3245 2728

    • Formas de comunicação com o usuário:

    • Diretamente na unidade ou por telefone.

    • Locais e formas para o usuário apresentar eventual manifestação sobre a prestação do serviço:

    •  Ouvidoria através de Telefone ou Email:

    •  Telefones: 3291-2011

    •  Email:  ouvidoria@serra.es.gov.br 

    • Site: http://transparencia.serra.es.gov.br/Canal.Atendimento.aspx?CanalAtendimentoId=2 

    • Valores: Ética, Respeito, Controle Social e Solidariedade.

  • Horário de atendimento presencial:
    De segunda a sexta-feira, 07h00 às 17h00
  • Telefones:
    (27)3243-8371 / (27)3245-2728
  • Endereço:
    Nova Zelândia e Vila Nova de Colares (Ourimar?) - - Serra/ES