Carnaval longe da folia: Serra aposta no charme do agroturismo
Roteiro reúne experiências no campo, gastronomia regional e paisagens naturais para quem prefere sossego e contato com a natureza durante o feriado
Texto: Roberta Pelissari
- Foto: Divulgação
Para quem quer fugir da folia, busca tranquilidade, o contato com a natureza e lazer rural, o Circuito do Agroturismo da Serra são excelentes opções para curtir os dias de Carnaval. Nesses espaços, o visitante encontra restaurantes acolhedores, áreas de camping, hospedagem, cachoeiras refrescantes, produção rural, artesanato local e paisagens naturais que encantam em cada detalhe.
A Rota do Agroturismo da Serra é composta pelos Circuitos Guaranhuns, Chapada Grande, Pitanga, Muribeca, Putiri e das Águas — caminhos que revelam sabores, tradições e belezas únicas, perfeitos para quem deseja aproveitar o feriado de forma leve e especial.
A região também abriga o Sítio Histórico de São José do Queimado, importante monumento de resistência à escravidão no Espírito Santo. O local , que virou patrimônio nacional em 2025 é um museu a céu aberto, conta com ponto de apoio administrativo, banheiros com acessibilidade, área de serviço, saguão e uma sala de exposição.
Confira detalhes dos passeios
Circuito Guaranhuns: localizado a apenas 3 km da Serra Sede, o local reúne lazer rural, restaurantes, hospedagem, cachoeiras e o Sítio Histórico de São José do Queimado, um museu a céu aberto que resgata a história da resistência à escravidão no Espírito Santo.
Locais:
– Sítio Recanto do Mestre Álvaro: Comida caseira no fogão a lenha, café colonial, passeios a cavalo e banho de bica. (Sexta a domingo, das 10h às 17h)
– Sítio Recanto Morro do Céu: Venda de queijos e biscoitos artesanais, locação para eventos e hospedagem. (Terça a sábado, com agendamento)
– Sítio Pedra D’Água Mestre Álvaro: Trilhas ecológicas, camping e cachoeira. (Finais de semana e feriados, com agendamento)
– Queijaria Itaiobaia: Queijos artesanais e produtos locais. (Diariamente, das 6h30 às 17h30)
Circuito Chapada Grande: Possui sítios com cultivo de plantas ornamentais para venda e aluguel, além de restaurante rural com comida caseira, pesque-pague, área de lazer com campo para futebol e piscina.
Locais: Recanto Mariá Flora e Sítio Éden – BR 101 Norte, km 230 e 242 – Bairro Santiago
Circuito Pitanga: O local é formado por uma região bucólica, aconchegante e com área de lazer para crianças, redário e restaurante com comida caseira, servida no fogão a lenha.
Local: Sítio Ouro Velho – Rua Miguel José, S/N, Pitanga
Circuito Muribeca: Possui propriedades que dispõem de aluguel do sítio para grupos fechados, com lazer, área de eventos, piscinas, churrasqueiras, quadra gramada, bica de água da nascente, trilhas ecológicas na mata, pescarias, campo de futebol e hospedagem rural.
Locais: Sítio Catavento, Rancho Alegre, Sítio Vida Nova e Rancho Bela Vista – BR 101 Norte, km 251, Entrada de Muribeca
Circuito Putiri: Tem restaurante com fogão a lenha, aluguel com infraestrutura de cerimonial para realização de eventos, casamentos e aniversários. Minianimais e lago natural com pedalinhos.
Local: Sítio Rancho Serra Verde- Estrada Serra a Putiri
Circuito das Águas: Conta com nascentes, lagoas e rios. Os acessos são pela BR, na altura de Serra Sede e pela Rodovia Estadual ES 010, que sai em Jacaraípe. Entre seus atrativos tem a Lagoa do Juara com mais de 13 quilômetros de extensão com restaurantes e peixarias.
Locais: Fazendinha do Mini Cowboy , Restaurante da Associação dos Pescadores da Lagoa do Juara, Peixaria da Associação dos Pescadores da Lagoa do Juara, Serraboa artesanato (Res.Centro da Serra), Juara Cultural – Arte e meio ambiente, Peixaria do Batata, Restaurante Sabor da Tilápia e Maria Bonita Restaurante Nordestino – Nova Almeida e Jacaraípe.
Sítio Histórico e Arqueológico de São José do Queimado: funciona todos os dias, das 9h às 17h. As visitas são mediadas por uma equipe de educadores, profissionais especializados e pesquisadores comprometidos com as temática.