Feriadão na Serra com vacinação contra a influenza e dengue

A vacinação nos postos disponibilizados na quinta-feira (28) e no sábado (30) é realizada sem agendamento prévio, é só chegar e se vacinar

Feriadão na Serra com vacinação contra a influenza e dengue

Texto: Amanda Amaral - Foto: Edson Reis/Secom

Além de curtir o feriado aproveitando os pratos típicos da Semana Santa, na Serra os munícipes também poderão se proteger contra doenças como a dengue e influenza nos pontos de vacinação sem agendamento da Secretaria Municipal de Saúde. Vale lembrar que os dois imunizantes são previstos para públicos específicos.

Vacinação contra a influenza

A imunização contra a influenza (para grupos prioritários), incluindo imunizantes de rotina do Calendário Nacional de Vacinação, acontece quinta-feira (28) na Unidade Regional de Saúde (URS) Jacaraípe, das 8 às 16 horas, e no Shopping Montserrat, em Colina de Laranjeiras, das 09 às 17horas. A ação também será realizada no sábado (30), no Shopping Montserrat, das 9 às 17 horas.

Vacinação contra a dengue

A vacinação contra a dengue acontece quinta-feira (28) na URS Jacaraípe, das 8 às 16 horas. Vale lembrar que, conforme orientação do Ministério da Saúde, a aplicação de doses de vacina contra a dengue (exclusiva para 10 a 14 anos) deve ser realizada em unidades de saúde.

Confira onde se vacinar no feriadão:

Quinta-feira (28)

- URS Jacaraípe, das 8 às 16 horas – vacinas contra a dengue (exclusivo para crianças de 10 a 14 anos), influenza (para grupos prioritários) e imunizantes da rotina.

- Shopping Montserrat, em Colina de Laranjeiras, das 9 às 17 horas - vacina contra a influenza (para grupos prioritários) e imunizantes da rotina.

Sábado (30)

Confira os públicos das campanhas da dengue e influenza:

INFLUENZA (GRIPE)

Crianças (06 meses a menores de 06 anos).

Gestantes

Puérperas

Pessoas com 60 anos e mais

Trabalhadores da Saúde

Indígenas

Quilombolas

Pessoas com comorbidades

Adolescentes em medidas socioeducativas (menores de 18 anos)

População privada de liberdade (18 anos e mais)

Funcionários do sistema de privação de liberdade

Forças de segurança e salvamento

Forças Armadas

Pessoas em situação de rua

Pessoas com deficiência

Caminhoneiros

Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso)

Trabalhadores portuários

DENGUE

O Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, definiu a faixa etária de 10 a 14 anos para imunização contra a dengue. Em março, também foi definido pelo Ministério da Saúde que a imunização contra a doença fosse realizada somente em unidades de saúde.