Festa da penha 2025: imagem de Nossa Senhora da Penha iluminada até o dia 29/04, na Serra
A Santa Iluminada estará aberta à visitação no Parque da Cidade até o dia 29/04, de segunda a domingo, sempre das 06 às 21h

Texto: Roberta Pelissari
- Foto: Edson Reis
Uma mistura de fé e emoção tomou conta dos quase dois mil devotos de Nossa Senhora da Penha que prestigiaram o acendimento da santa iluminada no último domingo (20 ), no Parque da Cidade em Laranjeiras na Serra.
A programação do acendimento da santa iluminada contou com uma missa ministrada pela comunidade Bom Jesus da Paróquia São Francisco de Assis e contou com a presença do prefeito da Serra Weverson Meireles e vários secretários municipais.
A Santa Iluminada estará disponível para visitação no Parque da Cidade, em Laranjeiras até o dia 29/04, de segunda a domingo, das 06 às 21h. A entrada é gratuita. O acendimento da santa marcou o inicio das atividades da Festa da Penha 2025. É o terceiro ano consecutivo, a Serra vai receber a imagem de Nossa Senhora da Penha.
O secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Anderson Madeira falou sobre a chegada da imagem de Nossa Senhora da Penha, padroeira do Espírito Santo. “Receber a Santa na Serra foi um presente. Preparamos tudo com muito carinho para que os fiéis e devotos celebrem o amor e a fé em Nossa Senhora. A festa da Penha é a principal festa católica do nosso Estado", destaca o secretário.
A iniciativa é da prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, em parceria com Fundação Espírito Santo Turismo e Eventos.
Santa em outras cidades
A imagem iluminada de Nossa Senhora da Penha também foram acesas nas cidades de Vila Velha e Cariacica. A estrutura possui cerca de 17 metros e mais de 100 mil lâmpadas. As imagens são feitas de metal e, para a iluminação, são usadas mais de 160 mil lâmpadas em cada uma delas, reproduzindo as cores branco, azul e rosa, assim como a imagem que fica no Convento da Penha e é levada pelos fiéis durante as romarias da Festa da Penha. Elas ainda contam com efeitos visuais para dar a sensação de movimento.
A edição de 2025 da Festa da Penha terá como tema: "Com Maria Peregrinos de Esperança e celebra o jubileu da Esperança, convocado pelo Papa Francisco.
Programação da Festa da Penha 2025:
23 DE ABRIL (QUARTA-FEIRA) – 4º DIA DO OITAVÁRIO
TEMA DO DIA: Com Maria, peregrinos do cuidado
7h, 9h e 11h – Missas na Capela do Convento
14h – Acolhida com os frades franciscanos e oração da Coroa Franciscana das Sete Alegrias de Nossa Senhora – Campinho do Convento – transmissão ao vivo (tvs, rádios, internet)
15h – Devocional – Campinho do Convento – transmissão ao vivo (tvs, rádios, internet)
16h – Missa 4º dia do Oitavário no Campinho do Convento – transmissão ao vivo (TVE Canal 2.2, tvs, rádios, internet). Área pastoral: Benevente
19h – Devocional – Campinho do Convento – transmissão ao vivo (tvs, rádios, internet)
19h30 – Noite Mariana com Adriana Arydes – Campinho do Convento – transmissão ao vivo (tvs, rádios, internet)
24 DE ABRIL (QUINTA-FEIRA) – 5º DIA DO OITAVÁRIO
TEMA DO DIA: Com Maria, peregrinos da comunicação do Evangelho
7h, 9h e 11h – Missas na Capela do Convento
14h – Acolhida com os frades franciscanos e oração da Coroa Franciscana das Sete Alegrias de Nossa Senhora – Campinho do Convento – transmissão ao vivo (tvs, rádios, internet)
15h – Devocional – Campinho do Convento – transmissão ao vivo (tvs, rádios, internet)
16h – Missa 5º dia do Oitavário no Campinho do Convento – transmissão ao vivo (TVE Canal 2.2, tvs, rádios, internet). Área pastoral: Serra/Fundão
19h – Devocional – Campinho do Convento – transmissão ao vivo (tvs, rádios, internet)
19h30 – Oração em Canção com Davidson Silva e Padre Hadeleon Santana – Campinho do Convento – transmissão ao vivo (tvs, rádios, internet)
25 DE ABRIL (SEXTA-FEIRA) – 6º DIA DO OITAVÁRIO
TEMA DO DIA: Com Maria, peregrinos da amizade
7h, 9h e 11h – Missas na Capela do Convento
14h – Romaria dos Militares – saída do portão do Convento
14h – Acolhida com os frades franciscanos e oração da Coroa Franciscana das Sete Alegrias de Nossa Senhora – Campinho do Convento – transmissão ao vivo (tvs, rádios, internet)
15h – Devocional – Campinho do Convento – transmissão ao vivo (tvs, rádios, internet)
16h – Missa 6º dia do Oitavário no Campinho do Convento – transmissão ao vivo (TVE Canal 2.2, tvs, rádios, internet). Área pastoral: Vitória
19h – Devocional – Parque da Prainha – transmissão ao vivo (tvs, rádios, internet)
19h30 – Noite Oracional: Mães que Oram pelos Filhos com Salette Ferreira – Parque da Prainha – transmissão ao vivo (tvs, rádios, internet)
26 DE ABRIL (SÁBADO) – 7º DIA DO OITAVÁRIO
TEMA DO DIA: Com Maria, peregrinos da luz
7h – Missa na Capela do Convento
8h – Romaria das Pessoas com Deficiência, saída do Santuário de Vila Velha até a Igreja do Rosário, na Prainha, onde será celebrada a Missa
8h – Missa com a Romaria da Diocese de São Mateus – Campinho do Convento – transmissão ao vivo (tvs, rádios, internet)
10h – Romaria dos Adolescentes – saída do Parque da Prainha
11h – Missa com Adolescentes no Campinho do Convento
15h – Devocional – Campinho do Convento – transmissão ao vivo (tvs, rádios, internet)
16h – Missa 7º dia do Oitavário – Romaria da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim no Campinho do Convento – transmissão ao vivo (TVE Canal 2.2, tvs, rádios, internet)
18h – Romaria dos Homens – Missa de Envio – Catedral de Vitória – transmissão ao vivo (TVE, tvs, rádios, internet)
19h – Romaria dos Homens – transmissão e apresentação e especial Salve Mãe das Alegrias com Laila Magesk, Frei Felipe Carretta, Padre Renato Criste, Coral ArcelorMittal e convidados no Parque da Prainha – transmissão ao vivo (TVE, tvs, rádios, internet)
23h – Missa de Encerramento da Romaria dos Homens no Parque da Prainha – transmissão ao vivo (TVE, tvs, rádios, internet)
27 DE ABRIL (DOMINGO) – 8º DIA DO OITAVÁRIO
TEMA DO DIA: Com Maria, peregrinos da Esperança
5h e 7h – Missas na Capela do Convento
8h – Remaria, concentração às 7h30 na Praia do Ribeiro, Praia da Costa
8h – Concentração Moto Romaria no Parque de exposição de Viana. Saída às 9h em direção à Prainha – Realização: Polícia Rodoviária Federal
9h – Missa com a Romaria da Diocese de Colatina no Campinho do Convento – transmissão ao vivo (tvs, rádios, internet)
11h – Missa no Campinho do Convento
15h – Especial Salve Mãe das Alegrias com Laila Magesk, Frei Felipe Carretta, Padre Renato Criste e convidados – no Parque da Prainha – transmissão ao vivo (tvs, rádios, internet)
15h30 – Romaria das Mulheres – saída do Santuário de Vila Velha – transmissão ao vivo (TVE, tvs, rádios, internet)
16h30 – Devocional – Parque da Prainha – transmissão ao vivo (TVE, tvs, rádios, internet)
17h – Missa de Encerramento da Romaria das Mulheres no Parque da Prainha – transmissão ao vivo (TVE, tvs, rádios, internet)
19h – Coro Jovem Vale Música canta Clube da Esquina com participação de Flávio Venturini, no Parque da Prainha
22h – Missa de abertura da Vigília Jovem – Campinho do Convento e logo após, música e oração com participação de Nilton Junior
28 DE ABRIL (SEGUNDA-FEIRA)
DIA DA PADROEIRA DO ESPÍRITO SANTO
0h, 1h, 2h, 3h, 4h, 5h, 6h e 9h – Missas na Capela do Convento
7h – Missa CRB e Seminário – Campinho do Convento – transmissão ao vivo (tvs, rádios, internet)
7h – Romaria dos ciclistas de Vitória – saída do Atlântica Parque, no final da orla de Camburi, Jd Camburi
8h – Romaria dos Conguistas, saída do portão do Convento em direção ao Campinho
8h – Romaria dos Ciclistas de Vila Velha – saída em frente à praça Sebastião Cibien, em Cobilândia, VV
10h – Missa – Pastorais Sociais – Vicariato para Ação Social – Campinho do Convento – transmissão ao vivo (tvs, rádios, internet)
12h – Missa no Campinho do Convento
14h – Programa Especial Salve Mãe das Alegrias com Laila Magesk, Frei Felipe Carretta, Padre Renato Criste e convidados no Parque da Prainha – transmissão ao vivo (tvs, rádios, internet)
16h – Missa de encerramento da Festa da Penha no Parque da Prainha – transmitida pela TV Gazeta
18h30 – Show de encerramento da Festa da Penha com Padre Reginaldo Manzotti – Parque da Prainha
Após o show de encerramento – despedida da Imagem de Nossa Senhora da Penha – os fiéis poderão acompanhar até o portão do Convento, onde haverá bênção final e os freis subirão com a imagem.