Primeiro dia da Conferência de Assistência Social da Serra promove debate sobre os 20 anos do SUAS
Encontro começou nesta quinta-feira (3) e segue até sexta-feira (4), mobilizando diversos segmentos em torno do fortalecimento da assistência social no município

Texto: Eduardo Barreto
- Foto: Daniel Deamorim/PMS
A 16ª Conferência Municipal de Assistência Social da Serra teve início nesta quinta-feira (3), no Centro de Convenções do Hotel Praia Sol, em Nova Almeida, reunindo representantes do poder público, trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), organizações da sociedade civil e usuários.
A iniciativa é promovida pela Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social (Comasse). Com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”, o evento tem como objetivo avaliar a política pública de assistência social no município, debater avanços e desafios do sistema e propor diretrizes para seu fortalecimento.
A secretária municipal de Assistência Social, Fernanda Coimbra, reforçou o caráter democrático do evento: “A conferência é um espaço de escuta e construção coletiva. É essencial para garantir a efetividade da assistência social como instrumento de proteção e inclusão social”, afirmou.
A abertura contou com apresentação cultural da Sociedade Brasileira de Cultura Popular - Cidade do Garoto. Posteriormente foi feita a leitura do regimento interno, mesa com autoridades municipais e a palestra magna da professora da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Jeane Andréia Ferraz. Em sua fala, a professora destacou a importância da participação da população na formulação e avaliação das políticas públicas:
“A Serra é um município com o qual mantemos diálogo constante. Esta conferência é um momento essencial para avaliar o que foi feito, o que precisa ser ajustado e pensar coletivamente o futuro da política de assistência social. A construção do SUAS é contínua e exige escuta ativa”, pontuou.
Ao longo do primeiro dia, participantes puderam acompanhar discussões iniciais sobre os cinco eixos temáticos da conferência, definidos nacionalmente, e se prepararam para a etapa de deliberações que acontece nesta sexta-feira (4).
Serviço
2º dia da 16ª Conferência Municipal de Assistência Social da Serra
Data: Sexta-feira, 04 de julho de 2025
Horário: A partir das 8h
Local: Centro de Convenções do Hotel Praia Sol – Nova Almeida
Atividades: Grupos de trabalho temáticos, apresentação e deliberação de propostas e eleição de delegados para a etapa estadual. Participação gratuita, mediante credenciamento no local