Serra intensifica vacinação contra a Influenza com mais opções aos sábados. Veja locais
Agora, quem quer se vacinar na cidade, tem mais opções

Texto: Amanda Drumond
- Foto: Deborah Hemerly
A Secretaria Municipal de Saúde da Serra tem intensificado as ações de vacinação contra a Influenza, com a abertura de algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS) aos sábados. Desde o início da campanha, no dia 29 de março, 10.541 pessoas já se imunizaram contra a doença, no município.
Até o momento, a cidade recebeu da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) 48.770 doses da vacina, que foram distribuídas nas 39 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.
Agora, quem quer se vacinar tem mais opções. Além do Shopping MontSerrat, onde a equipe de saúde fica das 9h às 16h, algumas Unidades de Saúde também estão abrindo, aos sábados, para aumentar ainda mais essa cobertura.
Neste sábado (12), estarão abertas as Unidades Regionais de Saúde (URS) de Jacaraípe, Serra Sede e Serra Dourada, além das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Nova Almeida, José de Anchieta, Jardim Carapina e São Marcos, das 8h às 16h.
Desde fevereiro deste ano, o imunizante passou a integrar o calendário de vacinação de rotina para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos e gestantes. Somados aos demais grupos prioritários, esse público-alvo totaliza 195.117 pessoas, apenas na Serra.
*Quem pode se vacinar*
Segundo a supervisora da Rede de Frio, Juliana Brandão, além das crianças (6 meses - 6 anos), gestantes e idosos, também poderão se vacinar, a partir deste sábado (29), os grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde (veja a lista no fim da matéria).
"A vacinação contra a Influenza é fundamental para proteger a população e, por isso, a campanha seguirá um cronograma para atender, primeiro, os grupos prioritários", disse a supervisora.
Ainda de acordo com ela, para receber a vacina, é necessário apresentar um documento com foto, CPF ou cartão do SUS, além do cartão de vacinação e um documento que comprove ser parte de algum grupo prioritário.
Veja a lista atual dos grupos prioritários
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
- Idosos;
- Gestantes;
- Mulheres que tiveram filho recentemente (puérperas);
- Portadores de doenças crônicas não transmissíveis;
- Povos indígenas;
- Trabalhadores da saúde;
- População privada de liberdade;
- Funcionários do sistema prisional;
- Professores das escolas públicas e privadas;
- Membros de forças de segurança e salvamento;
- Membros das forças armadas;
- Trabalhadores dos Correios;
- Trabalhadores portuários;
- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário urbano e de longo percurso;
- Caminhoneiros;