Serra+Cidadã leva serviços para pequenos negócios no Planalto Serrano

Empreendedores terão acesso a orientações, regularização e espaço para divulgar e comercializar produtos e serviços

Serra+Cidadã leva serviços para pequenos negócios no Planalto Serrano


Texto: Roberta Pelissari - Foto: Secom

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo (Sedec) participará da 32ª edição do Serra+Cidadã, no bairro Planalto Serrano, no próximo sábado (22), das 9h às 16h, com serviços voltados a microempreendedores e pequenos negócios.

Por meio do Centro Integrado de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Ciampe), serão realizados atendimentos para atualização de dados cadastrais, regularização e baixa do Microempreendedor Individual (MEI), além de orientações para emissão da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e).

Os empreendedores também poderão receber suporte para solicitar a Inscrição Estadual, nos casos de MEIs sujeitos ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), e esclarecer dúvidas relacionadas ao CPF, incluindo procedimentos de inscrição, regularização e baixa em caso de óbito. A equipe ainda dará informações sobre o Programa Nossocrédito e orientará os participantes sobre o uso do aplicativo Ciampe Serra Virtual, que reúne serviços municipais destinados aos pequenos negócios.

Outra ação da Sedec será a disponibilização de espaços para divulgação e comercialização de produtos e serviços. A iniciativa permitirá que empreendedores apresentem seus trabalhos ao público e ampliem as possibilidades de venda durante o evento.

A programação contempla diferentes atividades desenvolvidas por empreendedores da Serra, como artesanato, gastronomia e economia solidária, aproximando os moradores dos produtos e serviços oferecidos na própria comunidade.

O prefeito da Serra, Weverson Meireles, destacou que levar os serviços de apoio ao empreendedor para perto das comunidades facilita o acesso às políticas públicas e fortalece os pequenos negócios.

"Os pequenos negócios têm um papel importante na economia da Serra e na geração de oportunidades para as famílias. Por isso, queremos facilitar o acesso dos empreendedores aos serviços da Prefeitura, aproximando a orientação e o suporte de quem está no dia a dia trabalhando, produzindo e gerando renda", afirmou o prefeito.

Para a secretária de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, Márcia Lamas, a participação da Sedec amplia o acesso dos empreendedores aos serviços municipais e cria um espaço para que eles apresentem seus produtos.

“Queremos levar os serviços para mais perto de quem empreende e facilitar o acesso a informações e procedimentos que fazem parte da rotina de um negócio. No evento, também teremos a oportunidade de dar visibilidade aos produtos e serviços oferecidos pelos empreendedores da Serra”, destacou.