Serra + Saúde na URS Jacaraípe registra mais de 3 mil atendimentos
Foi a 10° edição do evento, que oferta diversos serviços de saúde à população

Texto: Amanda Amaral
- Foto: Amanda Amaral/Secom-PMS
O mutirão do projeto Serra + Saúde foi realizado no dia 10 de julho, na Unidade Regional de Saúde (URS) Jacaraípe, das 8 às 14 horas. Foi a 10° edição do evento, que oferta diversos serviços à população. No dia, foram registrados 3.137 atendimentos.
Durante o evento, foram dispensadas 11.986 mil medicações. Também foram disponibilizadas consultas com especialistas como neurologista, cardiologista, otorrino, oftalmologista, entre outros.
Eliane Roza Pereira, 55 anos, moradora do Bairro das Laranjeiras, participou do Serra + Saúde. “É muito bom por causa da comodidade, posso consultar com mais de um médico no mesmo dia”, comentou enquanto aguardava consulta para o ortopedista.
Entre os serviços realizados: raio-X; aferição de pressão; encaminhamentos para médicos especialistas; exames preventivos; atendimentos na farmácia; testes rápidos; e outros. Houve ainda consulta com pediatra, clínico geral e dentista adulto e infantil.
O Serra + Saúde já aconteceu nas URSs de Novo Horizonte, Jacaraípe, Serra Dourada, Serra Sede, Feu Rosa e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Jardim Carapina, Planalto Serrano Bloco A, Nova Carapina II e São Marcos. Desde o seu início, já foram promovidos cerca de 37,6 mil atendimentos.
GestAção
Durante o Serra + Saúde também foi realizado o 1° GestAção - iniciativa voltada para as gestantes da região de Jacaraípe e Nova Almeida.
Foram oferecidos para as futuras mamães serviços como: café da manhã; dentista; médico obstetra; nutricionista; testes rápidos de ISTs; ioga e fortalecimento do assoalho pélvico; vacina (dtpa e influenza); medicação (repelente, ácido fólico, sulfato ferroso e penicilina benzatina); e agendamento de exames sorológicos e de USG.
Ana Flávia de Souza Rodrigues, 22 anos, está no sexto mês de gestação. “Fiquei sabendo em um grupo do bairro, no qual estavam divulgando essa ação. Como eu precisava tomar vacina e não consigo vir durante a semana, foi ótimo saber que existe um evento só para as gestantes. Nem precisei entrar em filas e foi ótimo o atendimento”, explicou a moradora de Costa Dourada.