Setembro amarelo: dança, reiki, atendimento jurídico e muito mais na Praça Encontro das Águas
O objetivo é alertar a população sobre a importância da prevenção ao suicídio durante a campanha "Se precisar, peça ajuda"

Texto: Amanda Amaral
- Foto: Edson Reis/Secom
Para alertar a população sobre a importância da prevenção ao suicídio, será realizado no dia 21 de setembro uma ação voltada para o público feminino, na Praça Encontro das Águas, em Parque Jacaraípe. Das 7 às 13 horas acontecerão diversas atividades em razão da campanha “Se precisar, peça ajuda”.
Inicialmente, será realizado um café compartilhado. Em seguida, os participantes partem para uma caminhada com saída da Praça. Também haverá dança itinerante, biodança e atendimento jurídico. No evento, também haverá a presença de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), entre elas: ventosa, reiki, auriculoterapia, aromaterapia, ioga respiratória.
A iniciativa é uma parceria com a Secretaria de Estado da Mulher, Grau Técnico, Multivix, Programa de Orientação ao Exercício Físico (PROEF) da Secretaria de Saúde da Serra, a Secretaria de Políticas Públicas Para as Mulheres da Serra e a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da Serra.
Setembro Amarelo
A Secretaria de Saúde da Serra tem implementada a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e a população pode encontrar apoio nas 40 unidades de saúde da Serra nas seis Unidades Regionais de Saúde (Boa Vista, Jacaraípe, Novo Horizonte, Feu Rosa, Serra Dourada e Serra Sede) e nas Unidades Básicas de Saúde de Boa Vista e Nova Almeida.
O município também conta com três Centros de Atenção Psicossocial (CAPS): CAPS Infantojuvenil; CAPS Álcool e Drogas; e CAPS Transtornos.
Os CAPS são unidades especializadas que têm como finalidade a reinserção social pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitárias
As pessoas com problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas podem recorrer ao CAPS AD, em Laranjeiras.
Já o CAPSi (Infantojuvenil), em Morada de Laranjeiras, atende crianças e adolescentes de 0 a 18 anos incompletos com comprometimento psíquico como autismo, psicoses, neuroses graves, bem como necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas.
Há ainda o CAPS Transtorno, em Jardim Limoeiro, que oferece serviço de atenção psicossocial destinado a adultos acima de 18 anos com transtornos mentais graves e persistentes.