Alunos da rede municipal da Serra recebem atendimento oftalmológico gratuito

Escolas da Serra receberam o projeto de Olho no Futuro

Alunos da rede municipal da Serra recebem atendimento oftalmológico gratuito

Texto: Núbia Nascimento - Foto: Divulgação/Sedu

A secretaria de Educação da Serra, por meio da gerência de programas de apoio pedagógico, em parceria com o Instituto Unimed, realizou terça-feira (16) atendimento oftalmológico completo para os alunos, garantindo assim prevenção, identificação e correção de problemas.

O projeto "De Olho No Futuro" aconteceu nas EMEF Altair Siqueira e Aureníria Corrêa Pimentel. Ao todo, 700 alunos passaram pelos atendimentos durante os turnos matutino e vespertino.

Foi enviado à escola um ônibus com estrutura de consultório e espaço de triagem. Organizados por turmas, os estudantes passaram pelo processo e após filtragem e diagnóstico seguiram para atendimento individualizado.

De acordo com a necessidade de cada caso, foram realizados exames oftalmológicos de refração ocular,  tonometria, biomicroscopia de fundo de olho e retinografia colorida binocular.

Em seguida, passaram por avaliação que apurou os resultados e realizou os encaminhamentos. Os alunos com necessidade de usar óculos receberam prescrição de receita médica para confecção, já os casos mais específicos, que demandam cirurgia, foram encaminhados para o SUS.

E não parou por aí! Quem precisou aderir ao óculos já saiu de lá com a armação escolhida e os vai receber em casa dentro de um prazo de 30 dias.

Giovana Nascimento, gerente do programa de apoio pedagógico da Serra, falou sobre a importância da ação para os alunos da rede.

“É contribuir no processo de aprendizagem. A intenção é que a entrega dos óculos e a realização das cirurgias estimulem os estudantes a seguir na jornada com dedicação”.