Alunos da Serra aprendem a acabar com pensamentos e atitudes machistas

Nesta quinta-feira (05) a capacitação será para alunos da EMEF João Calmon, e na sexta (06), o projeto acontece na EMEF Irmã Dulce

Alunos da Serra aprendem a acabar com pensamentos e atitudes machistas

Texto: Djeisan Maria - Foto: Tchesco Marcondes

Promover a reflexão e a mudança de pensamentos machistas repassados de geração em geração para crianças e adolescentes são os objetivos do projeto Trocando Uma Ideia, da Secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, que percorre escolas e outras instituições. Nesta quinta-feira (05) a capacitação será para alunos da EMEF João Calmon, em Planalto Serrano, Bloco A, e na sexta (06), o projeto acontece na EMEF Irmã Dulce, em Parque Residencial Tubarão.

O projeto é levado para escolas de ensino fundamental, médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de empresas, igrejas, equipamentos públicos e ONGs.

Realizado há cinco anos, o Trocando uma Ideia já impactou cerca de oito mil pessoas. “O espaço escolar é um campo privilegiado para a reflexão e a superação de diferentes formas de violência contra a mulher, sejam veladas ou explícitas”, pontua a secretária da Seppom, Luciana Malini.

O diálogo aberto com os alunos busca também a construção da percepção e consciência de uma cultura de paz e respeito, empoderamento e valorização da mulher. “Percorrendo as escolas podemos mudar o pensamento desses futuros cidadãos, contribuindo para a transformação do olhar da sociedade, por meio de informação e orientação”, destaca a secretária.

Qualquer escola que quiser receber o projeto pode fazer a solicitação à Seppom. O telefone de contato da secretaria é 3328 7500.