Campanha incentiva respeito ao nome social de pessoas trans

Evento será virtual, transmitido ao vivo por meio da plataforma Google Meet

Campanha incentiva respeito ao nome social de pessoas trans


Texto: Marcos Sacramento - Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (30), às 14 horas, as secretarias de Direitos Humanos e Cidadania e de Políticas Públicas para Mulheres, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), promovem lançamento da campanha “Esse é o meu nome!”, que tem como objetivo incentivar o respeito ao uso do nome social de pessoas travestis e transexuais nos atendimentos pelo SUS.

O evento será virtual, transmitido ao vivo por meio da plataforma Google Meet e contará com uma instrução para os servidores da Sesa sobre abordagem e acolhimento humanizado de pessoas travestis e transexuais, principalmente a respeito da Portaria do Ministério da Saúde 1.820/2009, que regulamenta o uso do nome social no SUS.

A campanha é mais uma das ações desenvolvidas pela Sedir e pela Seppom dentro do âmbito do Mês da Mulher. “A nossa equipe trabalha com afinco para garantir os direitos básicos da população serrana, respeitando todas as diversidades presentes na nossa sociedade”, afirma a secretária Lilian Mota. 

Programação:

14 horas:  Abertura - Secretária Lilian Mota e Secretária Adjunta Rosana Fagundes

14h05:  Exposição dialogada sobre "Legislação e normativas do SUS e o respeito à dignidade humana e ao uso do nome social" - Facilitadora: Rosilene Bellon - Cientista Social - Servidora da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania.

14h30: Apresentação do Projeto "Esse é meu nome" e Palestra "Esse é meu nome: direito ao nome social no SUS" - Layza Lima Leopoldino - Chefe da Divisão de Promoção da Equidade de Gênero - Servidora da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres. 

14h40: Apresentação no e-SUS de como alterar o cartão - Carolina Schuchter de Oliveira .

14h50: Perguntas e discussão de casos

15h00: Encerramento