Carnaval dos idosos na Serra teve até composição de marchinha

Foram quatro dias de folia.

Carnaval dos idosos na Serra teve até composição de marchinha


Texto: Grazieli Esposti - Foto: Divulgação - Semas/PMS

Dias de muita animação e folia para os idosos que fizeram parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Pessoa Idosa (SCFV), desenvolvido no município da Serra. Entre os dias 13 e 16 de fevereiro, os 26 grupos, dividos nos cinco centros, localizados em Serra Sede, Porto Canoa, Barcelona, Nova Almeida e Hélio Ferraz esbanjaram disposição e alegria, ao som de muita música, bailinho e em desfile em parques, praças e na praia. 

Vale destacar que, na semana anterior, os idosos confeccionaram os enfeites e adereços para a atividade de carnaval durante as oficinas de artesanato ofertadas nos grupos. Já os idosos do CCI de Serra Sede, que participam das oficinas de musicalização e do coral, fizeram a composição de uma marchinha:

“Eu brinco, eu pulo e caio na folia (2x)”
Seja o amor da sua vida, o seu maior compromisso.
Adoro todas minhas versões que fizeram de mim quem eu sou.
Seja o seu compromisso, não se atrase e nem se deixe pra depois.
Admire cada cicatriz são sinais que você superou.”

"É muita diversão e integração entre os idosos nesse período festivo, contribuindo para o fortalecimento dos vínculos. Eles participam bastante das atividades. São momentos de lazer que contribuem de forma significativa para o processo de envelhecimento saudável. Gratificante ver tanta alegria embalada por manchinhas e todos se divertindo", afirmou a secretária de Assistência Social, Cláudia Silva.

Fica o gostinho de quero mais para o ano que vem!

Sobre o SCFV


O SCFV para pessoa idosa tem sua execução realizada de forma mista, realizada em parceria com Associação Lar Semente do Amor (Rede Alsa) e a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). 

O serviço abrange todo o território da Serra, tendo como meta para 2023 atender 710 idosos, mas no momento conta com mais de 800 idosos inseridos no serviço. As atividades acontecem de forma descentralizada nos 5 CCI’s e nos 26 grupos no município, com objetivo de facilitar o acesso dos idosos ao serviço.

Os idosos também podem participar de outras atividades que são ofertadas dentro dos CCI’s e nesses casos os que desejarem podem realiza-las naqueles em que estão referenciados. 

É importante informar que, além dos cinco Centros de Convivência Intergeracional (CCIS) no município, estão previstos no município a implantação de mais dois Centros de Convivência Intergeracional. Nestes equipamentos serão ofertados serviços na perspectiva de trazer à convivência crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, fortalecendo as relações entre os diferentes ciclos de vida.